A EQUAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA

UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS INDICADORES

Autores/as

  • Diógenes Bosquetti Pós-Doutor em Física Teórica pela Universitat Politécnica de Valéncia – Espanha. Docente da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil. Gestor Pedagógico Regional de Ribeirão Preto/Franca/Barretos https://orcid.org/0000-0002-6290-4174

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v12i1.12

Palabras clave:

Cursos de Graduação em Tecnologia, Metodologia de análise, Indicadores de avaliação e pontuação, Equações matemáticas

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma reflexão sobre os indicadores presentes na Instrução Normativa CESU no 3/2018, a qual estabelece as dinâmicas, parâmetros e metodologia de avaliação de todos os Cursos Superiores de Tecnologia das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Serão propostas algumas modificações mantendo inalteradas, entretanto, as tabelas, faixas de pontuação e as contribuições de cada indicador no cômputo da pontuação final de um determinado curso. Propõe-se, com isso, adequações e releituras de tais indicadores, contribuindo para que a metodologia proposta possa ser melhor entendida e contribua mais efetivamente com a qualidade do ensino nas Fatecs do Ceeteps.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diógenes Bosquetti, Pós-Doutor em Física Teórica pela Universitat Politécnica de Valéncia – Espanha. Docente da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil. Gestor Pedagógico Regional de Ribeirão Preto/Franca/Barretos

Pós-Doutor em Física Teórica pela Universitat Politécnica de Valéncia – Espanha. Docente da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil. Gestor Pedagógico Regional de Ribeirão Preto/Franca/Barretos.

Citas

AGUILAR, B. M. CLÁUDIA, SILVA, D. DEISE, CABREIRA, A. B. MARIA, O Perfil Socioeconômico dos Alunos da Fatec Garça: Análise Estatística para o Desenvolvimento de Ações Pedagógicas Focadas no Acesso, Permanência e Emancipação dos Alunos. Revista Eletrônica e-F@tec/Artigos, Vol. 3 no 1, Garça, 2013. Disponível eletronicamente em file:///C:/Users/Professores/Downloads/51-Texto%20do%20artigo-161-1-10-20180316.pdf. Acesso em 17 nov 2019.

ALESP, Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007. Dispõe sobre a redução do valor da taxa de inscrição em concursos públicos e outros processos de seleção, no caso que especifica, e dá providências correlatas. São Paulo, 2007. Disponível eletronicamente em https://fatweb.s3.amazonaws.com/vestibularfatec/documentos/lei-12782-2007.pdf. Acesso: 14 nov 2019.

BIS, V. Fatec Emprega 90% de seus Formados: Formação Tecnológica Superior Viabiliza Crescimento Profissional no Mercado de Trabalho. UNAERP. Ribeirão Preto, 2018. Disponível eletronicamente em http://www.jornalismounaerp.com.br/2018/06/21/fatec-emprega-90-de-seus-formados/. Acesso: 17 nov 2019.

BOSQUETTI, D. A Equação de Avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia do Centro Paula Souza. Artigo submetido à revista Ciência & Tecnologia Fatec Jaboticabal. Jaboticabal, 2019.

CEETEPS. Instrução Normativa CESU no 3/2018. São Paulo. 2018. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/192801718/dosp-executivo-caderno-1-30-05-2018-pg-53. Acesso em: 31 de maio de 2018.

_________ Missão, Visão, Objetivos Estratégicos e Diretrizes do Ceeteps. São Paulo. 2019. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/missao-visao-objetivos-e-diretrizes/. Acesso em: 10 nov 2019.

_________ Regimento Unificado das Fatecs do Ceeteps. São Paulo. 2016. Disponível em: http://www.fatecsp.br/paginas/regimento_fatecs.pdf. Acesso em: 10 nov 2019.

_________ Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo do Centro Paula Souza. São Paulo, 2009. Disponível eletronicamente em http://www.fatecguaratingueta.edu.br/NPORTAL/doc_2014%5Cdoc Institucional%5CRegulamentoFATECs.pdf. Acesso: 14 nov 2019.

GOVERNO DE SÃO PAULO. Pesquisa mostra perfil dos estudantes das Etecs e Fatecs, São Paulo, 2015. Disponível eletronicamente em http://www.tonorumo.org.br/2015/03/ pesquisa-mostra-perfil-dos-estudantes-das-etecs-e-fatecs/. Acesso em 19 nov 2019.

SOUZA, C. C. MARIANA et al. Perfil Socioeconômico dos Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Eventos (2014 A 2016) e o Processo de Evasão Escolar. Presidente Prudente/SP, 2017. Disponível eletronicamente em http://www.fatecpp.edu.br/documentos/ nupeh/RELATORIO_PESQUISA_PERFIL_EVASAO.pdf. Acesso em 19 nov 2019.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

BOSQUETTI, Diógenes. A EQUAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS INDICADORES. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 7–26, 2020. DOI: 10.52138/citec.v12i1.12. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/12. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Multidisciplinario.