ESTRATÉGIA NO USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL:
um relato de experiência na disciplina de Química Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.101Palavras-chave:
Selecionado:ABP, Competências, Meio ambiente., Química ambiental, ODSResumo
Este trabalho relata uma experiência realizada na disciplina de química ambiental no curso de Gestão ambiental da FATEC de Jundiaí/SP utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia de ensino e aprendizagem para proporcionar o protagonismo do aluno e desenvolver competências técnicas e socioemocionais. Desenvolveu-se com os estudantes do 1º semestre um projeto abrangendo teoria e prática para solucionar os problemas de potabilidade da água após desastres ambientais. Observou-se através dos resultados além do interesse do aluno nas aulas, satisfação e orgulho do desenvolvimento e entrega do produto, uma evolução na abordagem do tema, bem como competências técnicas e socioemocionais como comunicação, capacidade de análise, tomada de decisão e desenvolvimento e melhoria em produtos.
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASILa. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 18 dez. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf>. Acesso em: 5 out. 2020.
BEHRENS, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes; 2005
BENDER, W.N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
CPS - CENTRO PAULA SOUZA/ UNIDADE DO ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
INOVA CPS. Colaboração: NTU Software Technology e Treinar Mais.
E-Book Competências Tecnológicas. Material de apoio disponibilizado
no evento Hackathon: “Laboratório em tela: prática simulada no ensino aprendizagem”. 26 ago. 2020. Disponível em: https://cesu.cps.sp.gov.br/. Acesso em: 05 out. 2020.
DEBALS, B. Metodologias Ativas no Ensino Superior: O Protagonismo do Aluno (Desafios da Educação) (p. 14). Penso Editora. Edição do Kindle. 2020.
EL PAÌS. Moçambique, duas semanas após o ciclone Idai. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/28/album/1553765793_576316.html#foto_gal_2. Acesso em: 05 out. 2020.
G1. Número de mortos pelo ciclone Idai, no sudeste da África, passa de 1 mil. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/10/numero-de-mortos-pelo-ciclone-idai-no-sudeste-da-africa-passa-de-1-mil.ghtml. Acesso em: 05 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.