ESTRATÉGIA NO USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL:

um relato de experiência na disciplina de Química Ambiental

Autores

  • Camila Molena de Assis Profa. Dra. Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen (Fatec-Jundiaí) de Jundiaí – São Paulo – Brasil
  • Claudia Aparecida Longatti Profa. Ma. Coodernadora do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen (Fatec-Jundiaí) de Jundiaí – São Paulo – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8350-4663
  • Sonia Maria Dos Santos Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen (Fatec-Jundiaí) de Jundiaí – São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0001-6246-0019
  • Joyce Silva Freitas FATEC Jundiai https://orcid.org/0000-0002-5017-1399
  • Claudinei Pereira Deputado Ary Fossen (Fatec-Jundiaí) de Jundiaí – São Paulo – Brasil. E-mail: joyce.freitas@fatec.sp.gov.br Estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí Deputado Ary Fossen (Fatec-Jundiaí) de Jundiaí – São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0003-0127-0080

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.101

Palavras-chave:

Selecionado:ABP, Competências, Meio ambiente., Química ambiental, ODS

Resumo

Este trabalho relata uma experiência realizada na disciplina de química ambiental no curso de Gestão ambiental da FATEC de Jundiaí/SP utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia de ensino e aprendizagem para proporcionar o protagonismo do aluno e desenvolver competências técnicas e socioemocionais. Desenvolveu-se com os estudantes do 1º semestre um projeto abrangendo teoria e prática para solucionar os problemas de potabilidade da água após desastres ambientais. Observou-se através dos resultados além do interesse do aluno nas aulas, satisfação e orgulho do desenvolvimento e entrega do produto, uma evolução na abordagem do tema, bem como competências técnicas e socioemocionais como comunicação, capacidade de análise, tomada de decisão e desenvolvimento e melhoria em produtos.

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

Molena de Assis, C., Longatti, C. A. ., Dos Santos, S. M., Silva Freitas, J., & Pereira, C. . (2020). ESTRATÉGIA NO USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL:: um relato de experiência na disciplina de Química Ambiental. Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 1(1), 181–186. https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.101