CRISE NA PANDEMIA
como o empreendedor pode escapar da crise
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.109Palavras-chave:
Crise, Pandemia, Empreendedorismo, Planejamento, DigitalResumo
Está revisão bibliográfica, tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas em meio a pandemia do Sars-Cov-2 por empreendedores e quais medidas podem ser tomadas, apresentando dados obtidos em pesquisas no início da crise em abril, até o mês de julho de 2020, exibindo que uma crise pode gerar situações tanto positivas quanto negativas no mercado brasileiro. Tem como referências pesquisas realizadas pelo SEBRAE utilizando como amostra 6080 pequenos empreendedores por todos os 26 estados brasileiros e Distrito Federal, e ideias apresentadas por autores relacionados ao tema empreendedorismo e crise. O intuito é ressaltar ações realizadas com o uso de ferramentas digitais, quais medidas colaboraram para a sobrevivência ou até mesmo crescimento de alguns setores.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 1999. 278p.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. 7.ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
DOLABELA, F. (2010). A corda e o sonho. Revista HSM Management.
DORNELAS, José Carlos Assis, Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elservier, 2008.
GRUBER, Arthur. Covid-19: o que se sabe sobre a origem da doença. Jornal da USP, 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/artigos/covid2-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca/>. Acesso em: 07 de setembro. 2020.
LEVANTAMENTO APONTA SEGMENTOS DO E-COMMERCE QUE CRESCEM NA PANDEMIA. E-Commerce Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/levantamento-aponta-segmentos-e-commerce-crescem-coronavirus/>. Acesso em: 07 de setembro. 2020.
O IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NOS PEQUENOS NEGÓCIOS. SEBRAE, 2020. Disponível em: <https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Impacto-do-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-2%C2%AAedicao_geral-v4-1.pdf>. Acesso em: 11 de setembro. 2020.
O IMPACTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS NOS PEQUENOS NEGÓCIOS – 6ª edição SEBRAE, 2020. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/66f7bd74636e1af739448dab1fb686e6/$File/19730.pdf>. Acesso em: 10 de outubro. 2020.
SUROWIECKI, James. The wisdom of crowds. New York: Anchor Books, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.