CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS PELA AGROECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.128Palavras-chave:
Agroecologia, Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista, Ecologia, Ensino de ciênciasResumo
Os avanços em ciência e tecnologia conduziram a agricultura ao desenvolvimento de modelos altamente produtivos. Não obstante, o atual sistema agrícola tem degradado de forma severa os recursos naturais e a biodiversidade. Atentos a tais fatos, pesquisadores propuseram um novo arcabouço teórico e prático para a agricultura, isto é, a Agroecologia. Em paralelo, o ensino de ciências no ensino fundamental pretende-se atento e contextualizado às questões de sustentabilidade. Assim, o presente trabalho aponta caminhos para que o ensino do componente Ciências, do Currículo Paulista, integre contributos da Agroecologia em face à nova estrutura da Base Nacional Comum Curricular. Deseja-se que os resultados aqui apresentados auxiliem os profissionais de ensino no desenvolvimento de seus recursos didáticos que tenham por foco a compreensão do sistema agrícola e suas implicações na proteção dos recursos naturais e da biodiversidade.
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