CIÊNCIA DO SISTEMA TERRA NO CURRÍCULO PAULISTA
novo currículo, questões recorrentes
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.136Palavras-chave:
Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Ciência do Sistema Terra, Pensamento sistêmicoResumo
O ensino de Ciência do Sistema Terra integra conhecimentos relativos ao planeta Terra e oportuniza o desenvolvimento de pensamento sistêmico e mudanças de percepção, valorização e atitudes em favor da conservação ambiental. Embora não conste como componente dos currículos brasileiros, diversas iniciativas visam a adequada inserção dessa ciência na educação básica formal. Nesse sentido, procedeu-se o estudo do Currículo Paulista, currículo oficial da educação básica do Estado de São Paulo, adaptado à Base Nacional Comum Curricular, para identificação de habilidades afins ao ensino de Ciência do Sistema Terra na educação básica. Em decorrência, foram identificadas 153 habilidades nos componentes curriculares Ciência e Geografia. Apesar disso, nota-se que a organização curricular fragmenta os componentes, comprometendo o ensino. Assim, o estudo revela que o currículo paulista repete falhas e negligências com o ensino de Ciências da Terra comuns a outros parâmetros e currículos oficiais da educação nacional. Em consequência da presente análise, recomenda-se que estudos futuros foquem nas relações entre currículo, formação de professores e elaboração de materiais didáticos para legitimar o ensino adequado do Sistema Terra na educação básica, a partir das potencialidades ora identificadas no Currículo Paulista.
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