CIÊNCIA DO SISTEMA TERRA NO CURRÍCULO PAULISTA

novo currículo, questões recorrentes

Autores

  • Maxwell Luiz Ponte Doutorando do Programa de Ensino e História de Ciências da Terra, UNICAMP.
  • Renan Pinton de Camargo Doutorando do Programa de Ensino e História de Ciências da Terra, UNICAMP. https://orcid.org/0000-0002-5665-3188
  • Joseli Maria Piranha Profa. Dra. da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São José do Rio Preto, SP https://orcid.org/0000-0003-4953-2609

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.136

Palavras-chave:

Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Ciência do Sistema Terra, Pensamento sistêmico

Resumo

O ensino de Ciência do Sistema Terra integra conhecimentos relativos ao planeta Terra e oportuniza o desenvolvimento de pensamento sistêmico e mudanças de percepção, valorização e atitudes em favor da conservação ambiental. Embora não conste como componente dos currículos brasileiros, diversas iniciativas visam a adequada inserção dessa ciência na educação básica formal. Nesse sentido, procedeu-se o estudo do Currículo Paulista, currículo oficial da educação básica do Estado de São Paulo, adaptado à Base Nacional Comum Curricular, para identificação de habilidades afins ao ensino de Ciência do Sistema Terra na educação básica. Em decorrência, foram identificadas 153 habilidades nos componentes curriculares Ciência e Geografia. Apesar disso, nota-se que a organização curricular fragmenta os componentes, comprometendo o ensino. Assim, o estudo revela que o currículo paulista repete falhas e negligências com o ensino de Ciências da Terra comuns a outros parâmetros e currículos oficiais da educação nacional. Em consequência da presente análise, recomenda-se que estudos futuros foquem nas relações entre currículo, formação de professores e elaboração de materiais didáticos para legitimar o ensino adequado do Sistema Terra na educação básica, a partir das potencialidades ora identificadas no Currículo Paulista.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CARMO, H.; FERREIRA, M. M. Metodologias da Investigação: guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 2ª. Ed., 2008

ERNESTO, M.; CORDANI, U. G.; CARNEIRO, C.D.R.; DIAS, M. A. F. S.; MENDONÇA, C. A.; BRAGA, E. S. Perspectivas no Ensino de Geociências. Estudos Avançados, v. 39, n. 94, p. 331-344, 2018.

GRECO, R.; ALMBERG, L. (Orgs). Earth Science Education: Global Perspectives. Porto Alegre: IFSULDEMINAS, 2016, 355p.

MAYER, V. J. Using the Earth System for Integrating the Science Curriulum. Science Education, v. 79, n. 4, p. 375-391, 1995.

ORION, N. An Earth Systems curriculum development model. In: MAYER, V. J. (ed.) Global Science Literacy. Dordrecht, Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2002. p. 159-168.

ORION, N.; LIBARKIN J. Earth System Science Education. In: LEDERMAN, N.G.; ABELL, S. K. (eds.) Handbook of Research on Science Education. London: Routledge, 2014. p. 481-496.

ORION, N. Preface. In: GRECO, R.; ALMBERG, L. (Orgs). Earth Science Education: Global Perspectives. Porto Alegre: IFSULDEMINAS, 2016. p. 9-10.

PIRANHA, J.M.; CARNEIRO, C.D.R. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociências, v. 39, n. 1, p. 129-137, 2009.

PONTE, M.L.; PIRANHA, J. M. Ciências da Terra no Currículo do Estado de São Paulo: uma abordagem reflexiva. Terrae Didática, v. 16, p. e020005, 2020.

SÃO PAULO (Estado). Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria de Educação. 2012a.

TOLEDO, M. C. M. Geociências no Ensino Médio Brasileiro – Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP Publicação Especial, v. 3, p. 31-44, 2005.

WENCESLAU, E.C.; PIRANHA, J.M. Earth System Science and permaculture: contributions to environmental education. Terræ Didatica, v. 14, n. 4, p. 363-368, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Ponte, M. L., de Camargo, R. P., & Piranha, J. M. (2020). CIÊNCIA DO SISTEMA TERRA NO CURRÍCULO PAULISTA: novo currículo, questões recorrentes . Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 11(1), 166–170. https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.136