OS DESAFIOS TÉCNICOS E MERCADOLÓGICOS DA BIOELETRICIDADE SUCROENERGÉTICA:
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v11i1.150Palavras-chave:
Selecionado:Bioeletricidade , Sucroenergética, Cogeração, Panorama da bioeletricidadeResumo
O setor bioelétrico sucroenergético tem fundamental importância para o país, na medida que suas externalidades trazem ganhos econômicos, sociais e ambientais, como a geração de empregos dentro da cadeia produtiva, mitigação de emissão de gases efeito estufa, geração de eletricidade em complemento as grandes usinas hidrelétricas no centro sul do país e economia das reservas cambiais. Todavia, há a geração de eletricidade dentro das usinas de cana de açúcar são de complexidade técnica, como também sua venda no mercado elétrico nacional. Ante a importância da bioeletricidade sucroenergetica para o desenvolvimento sustentável do Brasil, justifica-se um estudo sobre a cogeração de energia no setor, como também seu potencial de geração de eletricidade e barreiras de expansão, objetivando dissertar sobre os tópicos supracitados. Nesse sentido, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de natureza bibliográfica. é de fundamental importância o amparo e fomento por parte do governo federal, sobretudo através da criação de políticas que venham ao encontro do fomento as externalidades econômicas e ambientais da bioeletricidade sucroenergética que a sociedade.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Resolução Normativa N° 235 DE 14 de novembro de 2006. Estabelece os requisitos para a qualificação de centrais termelétricas cogeradoras de energia e dá outras providências. Disponível em: < http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2006235.pdf> Acesso em: 18 fev. 2020.
BARJA, G. J. A. A Cogeração e sua Inserção ao Sistema Elétrico, 2006, Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas), Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Brasília, 2006.
LACERDA, K.A. Remodelagem de uma usina sucroalcooleira para incremento da cogeração de energia com aproveitamento do palhiço. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Ilha Solteira, 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SANTOS, F. A. Análise da aplicação da biomassa da cana como fonte de energia elétrica: usina de açúcar, etanol e bioeletricidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Potência) - Escola Politécnica, University of São Paulo, São Paulo, 2012.
SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
SOUZA, Z. J.; AZEVEDO, P. F. Geração de energia elétrica excedente no setor sucroalcooleiro: um estudo a partir das usinas paulistas. Revista Economia e Sociologia Rural, Brasília , v. 44, n. 2, p. 179-199, 2006.
TROMBETA, N. C.; CAIXETA FILHO, J. V. Potencial e Disponibilidade de Biomassa de Cana-de-açúcar na Região Centro-Sul do Brasil: indicadores agroindustriais. Revista Economia e Sociologia Rural, Brasília , v. 55, n. 3, p. 479-496, 2017.
URSINO, W. R. Análise e Simulação de Ciclos Térmicos Convencionais e Regenerativos para Cogeração de Bioenergia no Setor Sucroenergético, 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biomateriais e Bioprocessos). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.