BIOPLÁSTICO PROVENIENTE DO AMIDO DA BATATA-DOCE E APRIMORAMENTO PARA IMPEDIR FORMAÇÃO DE BOLHAS
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v12i1.234Palavras-chave:
Amido. Batata-doce. Bioplástico. Bolhas.Resumo
Muito se fala pela busca por alternativas para minimizar o consumo de produtos plásticos derivado de fonte não renovável, na qual a maioria das vezes são descartados de forma inadequada, lembrando que o plástico derivado do petróleo pode demorar para se decompor, acarretando vários problemas socioambientais. Neste contexto, a utilização do bioplástico proveniente de uma fonte renovável, pode ser uma alternativa para diminuir estes problemas. O amido natural na presença de um plastificante, submetidos a determinadas condições de temperatura e pressão, se funde, transformando em amido termoplástico. Este trabalho teve por objetivo obter um bioplásticos proveniente do amido batata-doce e realizar testes qualitativos de resistência, flexibilidade, textura, degradação e evitar formação de bolhas no produto final. Por meio de testes, concluiu que se houver formação de bolhas no material, o mesmo torna-se quebradiço, irresistente e inflexível.
Referências
BRITO G. F., et al. Departamento de Engenharia de Materiais - Universidade Federal de Campina Grande. Biopolímeros, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, Campina Grande, v. 6, n. 2, p. 127-139, 2011.
FAKHOURI, F. M. Bioplásticos flexíveis e biodegradáveis à base de amido e geDEFAULT CHARSET=utf8mb4 COLLATE=utf8mb4_general_cia.
Tese (Doutorado) - Faculdade de Engenharia de Alimentos - Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo. 2009.
FECHINE, G. J. M., et. al. Estudo da biodegradabilidade de polímeros por meio do respirômetro de bartha. Rev. Mackenzie de Engenharia e Computação, v. 11, n. 1 – Ed. Especial, p. 46-55, 2011.
MONTERREY, E. S.; SOBRAL, P. J. do A. Caracterização de propriedades mecânicas e
óticas de biofilmes a base de proteínas miofibrilares de tilápia do nilo usando uma
metodologia de superfície-resposta. Food Science and Technology, v. 19, n. 2, p. 294-301,
NEVES, J.M. et al. Produção de bioplástico a partir da casca da batata (solanum tuberosum): o desenvolvimento de um protótipo interdisciplinar. Rio Grande do Sul, 2013.
PEREIRA, A. J. et al. Obtenção do bioplástico a partir do amido proveniente da batata-
doce. 2017. Monografia (Técnico) - Centro Paula Souza, Escola Técnica Estadual de Taquaritinga, São Paulo, 2017.
PEREIRA, J. M. S.; PLENS, A. C. O. Produção de bioplástico a partir do amido da batata. 11º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP – Instituto Federal de São Paulo, Presidente Epitácio, São Paulo, 2020.
RÓZ, A. L. Preparação e caracterização de amidos termoplásticos. 2004. Tese (Doutorado Ciência e Engenharia de Materiais), Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência & Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.