ABELHAS SEM FERRÃO: conhecimento atual e conscientização ambiental

Autores

  • Nayara Lanca de Andrade Fatec
  • Daniele Priscila Ribeiro https://orcid.org/0009-0007-8970-6286
  • Luiz Flávio José dos Santos Fatec Jaboticabal
  • Vitor Teixeira ITES Taquaritinga
  • Anna Carolina de Oliveira Souza Etec Guariba

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v4i1.358

Palavras-chave:

biodiversidade; conservação; sustentabilidade; abelhas sem ferrão.

Resumo

O uso de melíponas (abelhas nativas sem ferrão - ASF) na polinização de culturas agrícolas e em áreas urbanas oferece benefícios importantes, como o aumento da produtividade agrícola e a promoção do bem-estar humano. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado atual do conhecimento sobre as abelha e identificar ações de conservação relacionadas às ASF, que são essenciais para a polinização e conservação da biodiversidade. A preservação dessas abelhas está diretamente associada à redução do uso de agrotóxicos, que causam impactos ambientais negativos. A pesquisa foi baseada em uma revisão de trabalhos disponíveis nas plataformas CAPES e IBICT. Os estudos revisados abordam a meliponicultura, discutindo temas como conservação das ASF, os desafios do desmatamento e o uso excessivo de defensivos agrícolas, além da necessidade de regulamentação adequada. O estudo conclui que há uma lacuna de pesquisas sobre o papel das ASF na educação ambiental, porém, iniciativas mostram a importância da educação ambiental para a preservação dessas abelhas, da biodiversidade e para o atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Daniele Priscila Ribeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e pós graduação em Ética, valores e cidadania na escola pela Universidade de São Paulo.

Luiz Flávio José dos Santos , Fatec Jaboticabal

Licenciado (2008), Bacharelado (2009) em Ciências Biológicas e Mestre (2011) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP - Jaboticabal, Doutor em Biotecnologia pelo Instituto de Química - UNESP - Araraquara (2015). Atualmente é professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS) onde ministra as disciplinas de Biologia junto ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral e de Bioquímica junto a Fatec de Ribeirão Preto e de Jaboticabal; Também atua como professor voluntário, ministrando a disciplina de Metabolismo microbiano junto a pós-graduação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP - Jaboticabal. Seus conhecimentos estão direcionados as áreas da Educação básica e superior; Enzimologia do processo digestivo em animais domésticos; Caracterização cinética e estrutural de biomoléculas que participam do processo ossificação; e Enzimologia da metamorfose de rã-touro (Lithobates catesbeianus); Embora os objetivos e conteúdo de cada linha de pesquisa sejam distintos e os projetos multidisciplinares, a diversidade de técnicas analíticas utilizadas seguem o eixo central da enzimologia e purificação de biomoléculas, sempre objetivando a formação e capacitação de seus educandos.Como docente da ETEC atuou como coordenador de cursos do ensino médio, onde pode gerir equipes de docentes para a melhor formação dos discentes, realizando projetos integrados aos cursos, dentre eles o que se destaca é a Feira de profissões, onde pode contribuir com a escolha profissional dos estudantes. Na FATEC além da orientação de Trabalhos de conclusão de curso e Iniciações científicas, desenvolve o projeto Incentivo a iniciação científica no ensino médio onde pode integrar professores e alunos universitários com os docentes e discentes da escola, o que dentre outras coisas o possibilitou atuar como orientador da Iniciação científica júnior.No âmbito das produções acadêmicas, têm mantido a constância, com a organização e participação de eventos; ministração de cursos e palestras; orientou diversos estudantes de ensino médio e graduação em monitoria ou iniciação científica; publicou diversas vezes em anais de eventos, capítulos de livros e em periódicos científicos indexados.

Vitor Teixeira, ITES Taquaritinga

Possui graduação em Tecnologia em Biocombustíveis pela Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal Nilo De Stefani (2013), mestrado e doutorado em Microbiologia Agropecuária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é professor na ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral e no Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES) nas áreas de química, açúcar e álcool, psicologia e agronomia. Possui experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biotecnologia das Fermentações, atuando principalmente nos seguintes temas: saccharomyces cerevisiae, moringa oleífera lam., sorghum bicolor, simple defecation e etanol.

Anna Carolina de Oliveira Souza, Etec Guariba

Tecnóloga em biocombustíveis, mestre em bioquímica. Professora das disciplinas de análise de processos físico químicos 1 e 2 e boas práticas de laboratório. Professora da Etec com parceria com a Fatec e do Cetec.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Lanca de Andrade, N., Priscila Ribeiro, D., José dos Santos , L. F., Teixeira, V., & de Oliveira Souza, A. C. (2024). ABELHAS SEM FERRÃO: conhecimento atual e conscientização ambiental. Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 4(1), e4107. https://doi.org/10.52138/sitec.v4i1.358