MEU PRIMEIRO PORTFÓLIO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.493Palavras-chave:
: portfólio on-line; estratégia de gestão da imagem; marketing; comunicação empresarial.Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Fundamentos de Comunicação Empresarial, e faz parte das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing (GEPCOM), do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, da Fatec Jaboticabal, mantida pelo Centro Paula Souza. Compõe, ainda, um dos tópicos de investigação da pesquisa em regime de jornada integral (RJI), intitulada “A integração de inteligências artificiais (IAs) gratuitas com metodologias ativas no ensino de comunicação para estudantes do curso superior de tecnologia em marketing. O objetivo geral foi pesquisar as plataformas gratuitas de sites, disponibilizadas pela docente, professora Dra. Maria Aparecida Bovério, e outras pesquisadas pelos alunos, a fim de elaborar um portfólio pessoal para trabalhar as estratégias para gestão da imagem pessoal atrelada à profissional. Os objetivos secundários foram apresentar as habilidades e competências desenvolvidas, além de demonstrar autoconhecimento para definir o que transmitir e como construir uma presença digital positiva com conteúdo relevante. Dentre as plataformas pesquisadas, optou-se pelo pelo Canva, um aplicativo de edição e criação, cuja escolha foi por ter maior facilidade. Como resultado, foi desenvolvido um portfólio on-line e nele foram inseridos conteúdos pessoais e profissionais, tais como, hobbies pessoais, que incluem leitura e a prática de esportes, áreas de atuação profissional, em que foi possível apresentar as experiências que já possui como garçom, bartender, atendente, garapeiro, pedreiro, pintor e, ainda, atividades estudantis, tais como a criação de um Role-Playing Game (RPG) de mesa - jogo de interpretação de papéis – e apresentação em pod cast, além de algumas premiaçoes e certificados de provas, como a medalha de bronze na Olímpiada Nacionalde Ciências. O portfólio pode ser visualizado por meio do link https://www.canva.com/design/DAGv8tvqBI0/Vd4W66yuR8CLFfqMVuC80A/edit? utm_content=DAGv8tvqBI0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutt on. Concluiu-se que ter um portfólio on-line como estratégia de imagem pessoal, atrelada à profissional é importante para sua carreira profissional atual e futura, atuando na área de marketing.