PESSOALIDADE EM PORTFÓLIOS
DOI:
https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.498Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Fundamentos de Comunicação Empresarial, e faz parte das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing (GEPCOM), do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, da Fatec Jaboticabal, mantida pelo Centro Paula Souza. Compõe, ainda, um dos tópicos de investigação da pesquisa em regime de jornada integral (RJI), intitulada “A integração de inteligências artificiais (IAs) gratuitas com metodologias ativas no ensino de comunicação para estudantes do curso superior de tecnologia em marketing. O objetivo geral foi pesquisar as plataformas gratuitas de sites, disponibilizadas pela docente, professora Dra. Maria Aparecida Bovério, e outras pesquisadas pelos alunos, a fim de elaborar um portfólio pessoal para trabalhar as estratégias para gestão da imagem pessoal atrelada à profissional. Os objetivos secundários foram apresentar as habilidades e competências desenvolvidas, além de demonstrar autoconhecimento para definir o que transmitir e como construir uma presença digital positiva com conteúdo relevante. Dentre as plataformas pesquisadas, optou-se pelo Canva por sua facilidade e maiores opções de modelos prontos para edição e apresentação. Como resultado, foi desenvolvido um portfólio on-line e nele foram inseridos conteúdos pessoais e profissionais, tais como minhas formações, características da minha jornada e alguns detalhes sobre minha vida pessoal que pode ser
visualizado por meio do link https://www.canva.com/design/DAG2W9BhDk8/d70hYg4dpIXUtTLW6aqY_A/view?utm_content=DAG2W9BhDk8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=hfc9da6b215 . Concluiu-se que ter um portfólio on-line como estratégia de imagem pessoal, atrelada à profissional é importante par dar uma apresentação sobre sua pessoa e apresentar seus trabalhos e formações, a fim de apresentar um relance sobre sua trajetória dando destaque no meio de tantos outros, além de ser uma importante ferramenta para o estudante de Marketing, se torna a ferramenta de empregabilidade e apresentação pessoal.