AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO USO DE CIMENTO CP IV E ADIÇÃO DE METACAULIM EM CONCRETOS AUTOADENSÁVEIS

Autores/as

  • Anderson Renato Vobornik Wolenski Mestrandos em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas.
  • Anelize Borges Monteiro Mestrandos em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas
  • André Luís Christoforo Doutor em Engenharia de Estruturas. Professor Adjunto II do Programa de Mestrado em Materiais e Processos de Fabricação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
  • Francisco Lledo dos Santos Doutorando em Engenharia Elétrica pela UNESP - Ilha Solteira. Professor Efetivo do Departamento de Engenheiro Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
  • Roque Luiz da Silva Pitangueira Doutor em Engenharia Civil. Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Palabras clave:

Concretos especiais, Propriedades mecânicas, Propriedades reológicas

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo experimental sobre o Concreto Auto-Adensável (CAA), a fim de verificar sua viabilidade com base no emprego do Cimento Portland Pozolânico e de agregados disponibilizados em Mato Grosso, no uso da adição de Metacaulim e de aditivos superplastificantes advindos do sudeste do país. Na etapa de dosagem foram realizados ensaios de Cone de Marsh, para a fase pasta, Ensaio de Kantro, para a fase argamassa, e ensaios na fase concreto, tais como Slump Flow, V-Funnel, J-Ring, L-Box, UShaped Pipe, e o ensaio de resistência à compressão nas três fases para obtenção dos parâmetros mecânicos. Foram elaborados concretos com relação água/cimento igual a 0,45, sendo utilizados dois aditivos superplastificantes que resultaram em concretos com resistências à compressão superiores a 40 MPa. As análises dos resultados demonstraram que o processo de dosagem deste CAA foi eficaz, mediante um rigoroso controle tecnológico. Constatou-se ser possível sua aplicação em estruturas que necessitem de um concreto com elevadas fluidez e trabalhabilidade e a inviabilidade de sua aplicação em situações que necessitem de rápida desmoldagem, como é o caso das indústrias de pré-moldados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

.

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

WOLENSKI, Anderson Renato Vobornik; MONTEIRO, Anelize Borges; CHRISTOFORO, André Luís; SANTOS, Francisco Lledo dos; PITANGUEIRA, Roque Luiz da Silva. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO USO DE CIMENTO CP IV E ADIÇÃO DE METACAULIM EM CONCRETOS AUTOADENSÁVEIS. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/175. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Agronomia e Enga. Agrícola e Meio Ambiente e Agrárias