DOI

O Digital Object Identifier (DOI) é a sigla em inglês para “Identificador Digital de Objetos”. O DOI é um código alfanumérico individual, que ao ser depositado nos artigos científicos, garante que eles estejam sempre disponíveis para consultas (BRITO et al, 2016).

Com o DOI, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá encontrar e acessar facilmente os artigos, aumentando a visibilidade e a credibilidade da produção. Mesmo que a URL do periódico científico seja alterada, os trabalhos não são perdidos, porque estão seguros em um link único e permanente, o que também evita duplicações do texto em outros sites e acelera o processo de checagem e a contagem de citações (BRITO et al, 2016).

No Brasil, a plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus currículos lattes (BRITO et al, 2016).

 

REFERÊNCIA

 

BRITO, Ronnie Fagundes de; SHINTAKU, Milton; SOARES, Suely de Brito Clemente; WEBER, Claudiane. Guia do Usuário do Digital Object Identifier. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2016. ISBN: 978-85-7013-113-3. doi: 10.21452/978-85-7013-112-6