LOGÍSTICA DOS CORREIOS

estratégia para entregas durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.191

Palavras-chave:

Logistica, Correios, Planejamento, Distribuição, Cartas

Resumo

Os Correios iniciaram-se no Brasil em 25 de janeiro 1663 com a criação do Correio-Mor, e em dezembro de 1931 os Correios fez uma fusão com os telégrafos. A partir daí começaram a se modernizar, vindo a criar e disponibilizar serviços de alta qualidade para os clientes. Porém o problema de insatisfação por parte dos clientes com o decorrer da situação pandêmica vem aumentando, e com decretos para fechamento de serviços presenciais, colocou o Correios em um dilema, isto é, como diminuir a insatisfação dos clientes em meio a situação. O principal objetivo da Logística é por meio da gestão do fluxo de informações e materiais dentro de uma organização, e tornar os processos mais eficientes. O Correios, por exemplo, mesmo durante a pandemia é a principal e única forma de recebimento de contas e cartas, portanto devido ao interesse neste tema ao decorrer deste artigo, apresentou as organizações, etapas e administração utilizada para manusear uma grande demanda de envio e recebimento de cartas e entregas, isto é, de onde muitas empresas e o governo. Foi utilizado a Metodologia exploratória com técnica de pesquisa qualitativa. Com este trabalho além de trazer informações sobre os correios, também apresentou possíveis soluções para o problema de insatisfação do cliente ou apresentar os planos de ação que já estão ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística empresarial. Ed. Pearson, São Paulo 2004

CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4 ed. Cengage Learning, São Paulo, 2011.(Tradução da 4ª edição norte-americana).

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: Supply chain. 4 ed. São Paulo: atlas 2010. 424 p

FIGUEIREDO, Stefânia Almeida Passos, SOUSA, Laumar Neves de, SPINOLA, Carolina de Andrade. O Papel dos Correios como Potencializador do E-Commerce nas MPEs Varejistas de Salvador. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, Ano XXII, v. 2, n. 46, Agosto de 2020. Salvador, BA. P. 285 – 308.

MIRANDA, M. A.; Filatelia: Correios. Publicado 24 de janeiro de 2020. Disponível em: <http://blog.correios.com.br/filatelia/?p=41982> Acesso em: 21 fev. 2021.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

V M CAMILA, Por que privatização dos Correios promete ser a mais difícil do governo Bolsonaro?. BBC News Brasil, 2020; Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51389821. Acesso em 22 de Fev. de 2021.

E-Commerce Brasil, 2020. Correios dominam 44% do mercado de encomendas no Brasil. <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/correios-dominam-44-do-mercado-de-encomendas-no-brasil/#:~:text=Uma%20das%20empresas%20em%20processo,disputa%20de%20gigantes%20de%20log%C3%ADstica>. Acesso em: 10 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

DE SOUZA NEVES, Marcelo; DOS SANTOS BORSARI, Rodrigo; DA SILVA BENYHE, Thiago; CRISTINA ALVES TOMAZ, Ligia; HENRIQUE LIXANDRÃO FERNANDO, Paulo. LOGÍSTICA DOS CORREIOS: estratégia para entregas durante a pandemia de Covid-19. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 79–88, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.191. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/191. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Engenharias, Tecnologias e Gestão.