PESQUISA SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MELHORIA CONTÍNUA E A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE COM O MÉTODO KAIZEN
DOI:
https://doi.org/10.52138/citec.v15i1.269Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, Kaizen, Melhoria ContínuaResumo
Nos dias atuais se discute problemas sobre produtos e aspectos da gestão da qualidade e processos de melhoria contínua, buscando empresas garantidoras com produtos de qualidade e responsabilidade social. Desse modo dentre os aspectos e práticas da gestão da qualidade existe o método Kaizen, que traz diversos benefícios para a empresa que o aplica. O presente artigo teve como objetivo conceituar uma pesquisa sobre aspectos de melhoria contínua com foco no método Kaizen. Como objetivos secundários foi demonstrado a importância da aplicação da gestão da qualidade com o método Kaizen, em três potenciais empresas brasileiras (WEG, Emicol e Embraco) que já ganharam o prêmio Kaizen. Também como objetivo específico, apresentou uma forma de demonstrar a motivação de funcionários, com a disponibilização do prêmio Kaizen. Como processos metodológicos, foi utilizado uma pesquisa com técnica exploratória com dados quantitativos para compreendimento do problema abordado. Os resultados com o público pesquisado demonstraram que gestão da qualidade é um tema conhecido dentro das empresas, e novas ferramentas ou métodos para melhorar a metodologia Kaizen não são tão conhecidos e devem ser desbravados e a satisfação do trabalhador aumenta com a implementação da premiação Kaizen.
Downloads
Referências
DIAS, G. T. M; CRAPEZ, M. A. C.; LEAL, N.; MACHADO, C.; FONSECA, E. M. O aprimoramento do método segundo os princípios de Kaizen e suas limitações. Revista S&G. Volume 15, número 3, 2020, pp. 199-200.
DE ARAUJO, C. A. C.; RENTES, A. F. A metodologia kaizen na condução de processos de mudança em sistemas de produção enxuta. Revista Gestão Industrial, v. 2, n. 2, 2006.
DUARTE, I. C. V. Melhoria contínua através do kaizen: estudo de caso. 2013. Tese de Doutorado. Universidade da Beira Interior (Portugal).
EMBRACO. Embraco vence Prêmio Kaizen Brasil na categoria Excelência na Qualidade. Disponível em: https://www.softexpert.com/pt-br/embraco-vence-premio-kaizen-brasil-na-categoria-excelencia-na-qualidade/Acesso em: 21 mai. 2023.
EMBRACO NIDEC. Sobre a Embraco. 2021. Disponível em: https://www.embraco.com/pt/sobre-a-embraco/ . Acesso em: 9 abr. 2021.
EMICOL. Emicol escolhida entre as melhores pelo Prêmio kaizen de excelência. 2021 Disponível em: https://emicol.com/emicol-escolhida-entre-as-melhores-pelo-premio-kaizen-de-excelencia/ Acesso em: 21 maio 2023.
______. Emicol Eletroeletrônica. 2023. Disponível em: https://emicol.com.br/br/. Acesso em: 9 abr. 2021.
FRAGA, G.; LAVARDA, C. E. F. Melhoria Contínua: Um estudo sobre a filosofia Kaizen em uma indústria. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina, 16 p., 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222880. Acesso em: 18 dez. 2022
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
KATO, I.; SMALLEY, A. Toyota Kaizen methods: Six steps to improvement. CRC press, 2010.
ORTIZ, C. A. Kayzen e Implementação de Eventos Kayzen. Editora Bookman. 2010.
SANTOS, V. M. Como elaborar um evento kaizen com seu grupo kaizen? FM2S- EDUCAÇÃO E CONSULTORIA. 2017. Disponível em: https://www.fm2s.com.br/como-elaborar-um-evento-kaizen-com-seu-grupo-kaizen/. Acesso em: 19 mar. 2021.
VALLE, M. V. Aplicação da ferramenta Kaizen em uma multinacional Brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso. Unisul Universidade, 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/22134/1/TCC%20-%20Mateus%20Vieira%20Valle.pdf Acesso em: 18 maio 2023.
WEG. WEG recebe prêmio Kaizen na categoria excelência em produtividade. 2021 Disponível em: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/premios/weg-recebe-premio-kaizen-na-categoria-excelencia-em-produtividadeAcesso em: 219 mai. 2023.
______. Disponível em: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/. Acesso em: 9 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.