A AÇÃO DE MERCHANDISING DA COCA-COLA NO VIDEOCLIPE DE CLIMA

Autores

  • Peterson Dos Santos Delmirio Fatec Nilo de Stefani
  • Adauto Luiz Carrino

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v16i1.356

Palavras-chave:

Pabllo Vittar; merchandising editorial; Coca-Cola; videoclipes; LGBTQIA+

Resumo

O presente trabalho contempla a importância do merchandising editorial na atualidade. Analisando os conceitos e aplicações na indústria audiovisual. Assim, neste trabalho, abordamos o surgimento dos videoclipes e o seu movimento na sociedade atual, bem como articulamos de forma breve como a pandemia acelerou o processo digital, onde as ações deixam de ser presenciais e passam a ser remotas, e como isso vem modificando mercado do entretenimento. Este trabalho conta como procedimento metodológico, uma base em pesquisa bibliográfica e eletrônica, constituindo pesquisas por meio de autores renomados sobre os contextos de marketing e merchandising editorial, interpondo livros e artigos que alicerçam os fundamentos desta temática. Dessa forma, este trabalho contempla uma pesquisa de observação, por meio de uma análise sobre uma obra audiovisual,  sendo esta realizada no videoclipe Clima Quente (2020) da cantora Pabllo Vittar feat cantor Jerry Smith, compreendendo a forte presença do merchandising editorial da marca Coca-Cola no enredo do videoclipe. Destarte, empreendemos como problematização o seguinte questionamento, como as grandes marcas vêm se adaptando a essa nova forma de divulgação minimalista e merchandising editorial dispondo uma análise sobre a ação da marca Coca-Cola no videoclipe Clima Quente (2020). Para tal, este trabalho contempla como objetivo geral, compreender as ações de merchandising editorial da marca Coca-Cola no videoclipe Clima Quente (2020). Diante do alcance do objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos, analisar e compreender as ações de merchandising no videoclipe Clima Quente (2020); Observar como a marca executa a ação de merchandising editorial no videoclipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A GAZETA: Em cinco anos, Pabllo Vittar faz 25 milhões de seguidores e promete mais. [S. l.], 16 jun. 2022. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/hz//cultura/em-cinco-anos-pabllo-vittar-faz-25-milhoes-de-seguidores-e-promete-mais-0622 . Acesso em: 19 out. 2022.

AIRES, Jonathan Teixeira. A visibilidade de Pabllo Vittar na mídia. 2019. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. [S. l.], Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14041 . Acesso em: 11 nov. 2022.

CONFETAM cult: Segundo relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, o Brasil, pelo quarto ano consecutivo, é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+.. [S. l.], 12 maio 2022. Disponível em: http://www.confetam.com.br/noticias/brasil-e-o-pais-que-mais-mata-pessoas-lgbtqia-no-mundo-4316/#:~:text=Segundo%20relat%C3%B3rio%20produzido%20pelo%20Observat%C3%B3rio,que%20mais%20mata%20pessoas%20LGBTQIA%2B.&text=Divulga%C3%A7%C3%A3o%20O%20documento%2C%20lan%C3%A7ado%20ontem%20(11) . Acesso em: 21 out. 2022.

CORRÊA, Laura Josani Andrade. Breve história do videoclipe. In: 8 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste. Cuiabá: Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2007/resumos/r0058-1.pdf . Acesso em: 29 out. 2022.

CUSTÓDIO, Michele. Consumidor moderno: Mudanças do consumo de entretenimento durante a pandemia. [S. l.], 19 maio 2021. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/05/19/mudancas-consumo-entretenimento/ . Acesso em: 10 nov. 2022.

FONSECA, Jonhnathan Pereira. Merchandising nos videoclipes da cantora Anitta. 2018. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14049 . Acesso em: 29 out. 2022.

G1: Pabllo Vittar faz história como a primeira drag queen a se apresentar no Coachella. [S. l.], 18 abr. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2022/04/18/pabllo-vittar-faz-historia-como-a-primeira-drag-queen-a-se-apresentar-no-coachella.ghtml . Acesso em: 3 nov. 2022.

HUMAN Rights Watch: Dimensões de direitos humanos na resposta à COVID-19. [S. l.], 23 mar. 2020. Disponível em: https://www.hrw.org/pt/news/2020/03/23/339654 . Acesso em: 10 nov. 2022.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

PUREBREAK: Biografia. [S. l.], 9 ago. 2017. Disponível em: https://www.purebreak.com.br/famosos/pabllo-vittar_e548599 . Acesso em: 7 nov. 2022.

PRESTES, Betina Milanesi. Merchandising editorial de moda: uma análise do filme “O diabo veste prada”. 2014. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2956 . Acesso em: 9 nov. 2022.

PFBR portal famoso brasil: TOP 5: Clipes solos de artistas pop brasileiros com mais views; confira. [S. l.]: Abner De Souza, 27 jul. 2022. Disponível em: https://portalfamosos.com.br/top-5-clipes-solos-de-artistas-pop-brasileiros-com-mais-views-confira/ .Acesso em: 21 out. 2022.

RUARO, Giulia. Merchandising Editorial: O que você precisa saber sobre essa prática publicitária. [S. l.], 9 jul. 2021. Disponível em: https://runningdigital.com.br/merchandising-editorial-o-que-voce-precisa-saber-sobre-essa-pratica-publicitaria/ . Acesso em: 10 nov. 2022.

STOCCO, Gustavo Pawlak. Merchandising editorial: apple na narrativa do filme “Entre facas e segredos''. 2021. 47 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021. Disponível em: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2133 . Acesso em: 11 out. 2022.

SILVA, Deivson Mendes da; EVANGELISTA, Jucielde de Lucena. Recepção do merchandising nos videoclipes da cantora Lady Gaga. 2013. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2013/resumos/R37-1128-1.pdf . Acesso em: 9 nov. 2022.

VITTAR, Pabllo; SMITH, Jerry. Clima Quente (videoclipe). Produção: Mataderos. Diretora Geral: Fátima Pissarra. Música Clima Quente: Compositoes: Arthur Marques,Gorky,Maffalda,Pablo Bispo,Pabllo Vittar, Weber e Zebu. SME (em nome de Sony Music Entertainment); UNIÃO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MÚSICA - UBEM, LatinAutor - Warner Chappell, LatinAutorPerf, Warner Chappell e 5 associações de direitos musicais. Lançamento: 01 mar. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CcWtQrv9f_A . Acesso em: 03 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

DOS SANTOS DELMIRIO, Peterson; LUIZ CARRINO, Adauto. A AÇÃO DE MERCHANDISING DA COCA-COLA NO VIDEOCLIPE DE CLIMA . Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e16114, 2024. DOI: 10.52138/citec.v16i1.356. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/356. Acesso em: 14 nov. 2024.