VOZ ATÍPICA: uma plataforma digital de apoio para jovens e adultos autistas

Autores

  • Domênico Carnevale Etec Taquaritinga
  • Maria Júlia da Silva Etec Taquaritinga
  • Raíssa Hidalgo Etec Taquaritinga
  • Yuki Amorim dos Santos Etec Taquaritinga

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v17i01.436

Palavras-chave:

autismo; inclusão digital; plataforma web; habilidades sociais; acessibilidade.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do site Voz Atípica, voltado a jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta visa criar uma plataforma digital que promova a inclusão, autonomia e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais por meio de conteúdos educativos e fóruns de interação. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um ambiente virtual acessível e acolhedor que favoreça a comunicação, a troca de experiências e o aprendizado colaborativo entre pessoas com TEA, contribuindo para sua integração social e fortalecimento da autoestima. A metodologia adotada envolveu pesquisa qualitativa com o público-alvo, levantamento de requisitos e desenvolvimento do sistema utilizando HTML, CSS, JavaScript, PHP e MySQL (2025). Os resultados indicam boa aceitação da plataforma e destacam seu potencial como ferramenta de apoio à comunidade autista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOOTSTRAP. Bootstrap – The most popular HTML, CSS, and JS library in the world. Disponível em: https://getbootstrap.com/. Acesso em: 20 nov. 2024.

CNN BRASIL. Estudos apontam educação como meio para inclusão de pessoas autistas. CNN Brasil, 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estudos-apontam-educacao-como-meio-para-inclusao-de-pessoas-autistas/#goog_rewarded. Acesso em: 26 fev. 2025.

EQUIPE INSTITUTO SINGULAR. Mulheres autistas: elas existem e merecem atenção. Instituto Singular, 2024. Disponível em: https://institutosingular.org/blog/mulheres-autistas/. Acesso em: 20 out. 2024.

MARTÍNEZ, Laura; PÉREZ, Juan. A inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: desafios e práticas pedagógicas. Cuadernos de Educación, 2022. Disponível em: https://ojs.cuadernoseduca cion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4396. Acesso em: 12 mar. 2025.

MENEZES, Michelle. O diagnóstico do transtorno do espectro autista autismo na fase adulta. Periódicos Eletrônicos em Psicologia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35946/1/O%20DIAGN%C3%93STICO%20DO%20TRANSTORNO%20DO%20ESPECTRO%20AUTISTA%20NA%20FASE%20ADULTA.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Transtornos do espectro autista. 2023. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders. Acesso em: 26 fev. 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Transtorno do espectro autista. 2024. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista. Acesso em: 20 fev. 2025.

SABATER, Valeria. Autismo em adultos: desafios psicológicos e sociais para alcançar o bem-estar. A Mente é Maravilhosa, 2024. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/autismo-em-adultos/. Acesso em: 10 out. 2024.

SILVA, Carolina; SANTOS, Rafael. O transtorno do espectro autista em adultos: aspectos clínicos e intervenções terapêuticas. Psicologia & Saúde, 2022. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S1982-12472022000200005. Acesso em: 5 mar. 2025.

USP. Como integrar pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho. Jornal da USP, 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/como-integrar-pessoas-com-transtorno-do-espectro-autista-no-mercado-de -trabalho/. Acesso em: 5 mar. 2025.

VISUAL STUDIO. Visual Studio Code, 2024. Disponível em: https://code.visualstudio.com/. Acesso em: 9 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

Engenharias, Tecnologias e Gestão.

Como Citar

CARNEVALE, Domênico; JÚLIA DA SILVA, Maria; HIDALGO, Raíssa; AMORIM DOS SANTOS, Yuki. VOZ ATÍPICA: uma plataforma digital de apoio para jovens e adultos autistas. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 17, n. 01, p. e17120, 2025. DOI: 10.52138/citec.v17i01.436. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/436. Acesso em: 20 nov. 2025.