ARTE COMO FERRAMENTA NO ENSINO INCLUSIVO DA MICROBIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.445

Palavras-chave:

acessibilidade; deficiência; educação inclusiva; microscópio.

Resumo

A necessidade de estabelecer processos e metodologias educacionais que tornem as pessoas capazes de cursarem o ensino superior independente de suas necessidades estimularam a realização deste trabalho. No caso da baixa visão, o acompanhamento da disciplina de Microbiologia é significantemente comprometido devido a necessidade de acessar realidades microscópicas, sendo necessárias adaptações. O presente relato apresenta a percepção de uma discente sobre as adaptações realizadas para inclusão não só na disciplina, mas no meio científico e cultural, buscando uma possibilidade de ensino integral. A experiência foi enriquecedora e comprovou que o processo ensino-aprendizagem deve se desenvolver com uma parceria entre instituição, docente e discente de forma inclusiva, motivadora e eficaz.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Salaro, M. C. F. ., & Mendes Vieira, G. (2025). ARTE COMO FERRAMENTA NO ENSINO INCLUSIVO DA MICROBIOLOGIA. Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 5(1), e5106. https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.445