O COMEÇO DA JORNADA EM MARKETING

Autores/as

  • Robson Khouri ESPANHOL Fatec Jaboticabal
  • Maria Aparecida BOVÉRIO Fatec Jaboticabal e Fatec Sertãozinho - Centro Paula Souza (CPS)

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.499

Palabras clave:

portfólio on-line; estratégia de gestão da imagem; marketing; comunicação empresarial.

Resumen

Esse trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Fundamentos de Comunicação Empresarial, e faz parte das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing (GEPCOM), do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, da Fatec Jaboticabal, mantida pelo Centro Paula Souza. Compõe, ainda, um dos tópicos de investigação da pesquisa em regime de jornada integral (RJI), intitulada “A integração de inteligências artificiais (IAs) gratuitas com metodologias ativas no ensino de comunicação para estudantes do curso superior de tecnologia em marketing. O objetivo geral foi pesquisar as plataformas gratuitas de sites, disponibilizadas pela docente, professora Dra. Maria Aparecida Bovério, e outras pesquisadas pelos alunos, a fim de elaborar um portfólio pessoal para trabalhar as estratégias para gestão da imagem pessoal atrelada à profissional. Os objetivos secundários foram apresentar as habilidades e competências desenvolvidas, além de demonstrar autoconhecimento para definir o que transmitir e como construir uma presença digital positiva com conteúdo relevante. Dentre as plataformas pesquisadas, optou-se pela plataforma Canva que oferece mais facilidades com as suas ferramentas de edição, e apresentou mais modelos e ideias para a criação do portfólio. Como resultado, foi desenvolvido um portfólio on-line e nele foram inseridos conteúdos pessoais e profissionais, tais como a minha apresentação pessoal, assim como apresentação de características pessoais e o detalhamento das minhas experiências profissionais, assim como a divulgação das plataformas que uso para divulgar o meu trabalho, que pode ser visualizado por meio do link https://www.canva.com/design/DAGwO7Ce4LM/dvoN0b9XH1YvZYKPyuXe2A/edit?utm_content=DAGwO7Ce4LM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton. Concluiu-se que ter um portfólio on-line como estratégia de imagem pessoal, atrelada à profissional é importante para à continuidade da carreira que venha a seguir, e extremamente essencial se for voltado para o Marketing, pois prova as suas habilidades com exemplos reais, mostra a versatilidade e criatividade, além de ajudar a construir uma marca pessoal.

Archivos adicionales

Publicado

2025-11-06

Cómo citar

ESPANHOL, R. K., & BOVÉRIO, M. A. (2025). O COMEÇO DA JORNADA EM MARKETING. Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 5(1). https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.499