ANÁLISE SENSORIAL DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO POR AMBULANTES NO MUNICÍPIO DE GUARIBA, SP

Autores

  • Emily Lima Santos ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral – Guariba
  • Geovanna Marques da Silva ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral – Guariba
  • José Carlos dos Reis Júnior ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral – Guariba
  • Mariana Casteleti Beraldo Massoli ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral – Guariba
  • Bianca de Melo Silveira dos Santos ETEC Bento Carlos Botelho do Amaral – Guariba

DOI:

https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.553

Palavras-chave:

caldo de cana artesanal; qualidade sensorial; sabor e aroma.

Resumo

O caldo de cana é uma bebida tradicionalmente consumida no Brasil, especialmente em dias quentes, devido ao seu sabor doce e refrescante. Extraído da cana-de-açúcar, o caldo é uma fonte rica em carboidratos e, por vezes, é considerado uma alternativa energética natural. Apesar de sua popularidade, a bebida, geralmente vendida por ambulantes, enfrenta desafios relacionados à sua qualidade sensorial, que podem variar significativamente de acordo com o processo de produção e a higiene do local de venda. A diversidade de métodos de extração e armazenamento do caldo de cana pode influenciar diretamente suas características organolépticas, como sabor, aroma e frescor. Com o intuito de compreender melhor essas variações, a análise sensorial foi realizada em quatro amostras de caldo de cana coletadas de vendedores ambulantes do município de Guariba, SP. O estudo contou com a participação de seis pessoas, que compuseram o painel sensorial e avaliaram as amostras com base em atributos como aparência, aroma, sabor, textura, e impressão geral da bebida. A metodologia utilizada incluiu a escala hedônica, para medir a aceitação geral dos participantes, e testes de preferência, permitindo comparar a intensidade dos atributos sensoriais entre as diferentes amostras. Os resultados dessa pesquisa oferecem insights importantes sobre as preferências sensoriais dos consumidores, que resultaram numa divisibilidade de paladar entre os participantes. Estes resultados podem contribuir para aprimorar a qualidade do caldo de cana, garantindo maior satisfação e sucesso comercial, além de possibilitar melhorias nos processos de produção e venda dessa bebida.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-11-06

Como Citar

SANTOS, E. L., SILVA, G. M. da, REIS JÚNIOR, J. C. dos, MASSOLI, M. C. B., & SANTOS, B. de M. S. dos. (2025). ANÁLISE SENSORIAL DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO POR AMBULANTES NO MUNICÍPIO DE GUARIBA, SP . Simpósio De Tecnologia Fatec Jaboticabal, 5(1). https://doi.org/10.52138/sitec.v5i1.553