SERVIÇOS DE DELIVERY

dificuldades e crescimento durante a pandemia de Covid-19, comparando os serviços das empresas de marketplace

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.195

Palabras clave:

Alimentício, Mercado, Delivery, Estabelecimentos

Resumen

Nos últimos anos as empresas de marketplace cresceram de maneira exponencial em função da Covid-19, fato que causou a necessidade de utilizar o sistema de delivery. O objetivo central deste trabalho foi averiguar as mudanças que ocorreram no mercado pelo aumento do delivery, sendo elas econômicas ou estruturais. Com isso, propôs se investigar as mudanças que ocorreram neste segmento discutindo se estas foram positivas ou negativas. Dessa forma os objetivos específicos do trabalho foram analisar a influência dos aplicativos de alimentação no mercado alimentício, verificar os ganhos com o aumento desse novo sistema e identificar as mudanças nos empreendimentos em função das entregas. Por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental foi possível constatar que o aumento no consumo de delivery durante a pandemia gerou diversos empregos para a entrega dos alimentos, dessa forma fortalecendo a economia e fazendo as empresas de alimentos sobreviverem nesse período conturbado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRAZ, Antonio Carlos. A gestão da cadeia de suprimentos de ciclo fechado para criar e capturar valor. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/D.12.2018.tde-12112018-154953. Acesso em: 15 de abr. de 2021

FELLET, João; SOUZA, Felipe. Coronavírus: o desespero de pequenos empresários forçados a fechar as portas. São Paulo: BBC News, 2020. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/geral-51967940>. Acesso em: 17 de abr. de 2021.

OLIVEIRA, Kelly. Dívida das empresas mais afetadas pela pandemia soma R$ 900 bilhões. Brasília: Agência Brasil, 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/divida-das-empresas-mais-afetadas-pela-pandemia-soma-r-900-bilhoes>. Acesso em: 17 de abr. de 2021.

PRADO, Matheus. Inadimplência cresce e atinge 66,5% das famílias; descubra 5 opções de crédito. São Paulo: CNN Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/05/21/brasil-tem-66-5-das-familias-endividadas-conheca-opcoes-de-credito>. Acesso em: 17 de abr. de 2021.

BOLZANI, Isabela; MOURA, Júlia. Reabertura deve garantir só metade das vendas de Dia dos Namorados em SP. São Paulo: Folha de São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/06/reabertura-deve-garantir-so-metade-das-vendas-de-dia-dos-namorados-em-sao-paulo.shtml>. Acesso em: 21 de abr. de 2021

FEDERAL, Conselho; REGIONAL, Conselho. BOAS PRÁTICAS PARA A ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA E DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19). Brasília: GESTÃO CFN 2018/2021. Disponível em: <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2020/03/nota_coronavirus_3-1.pdf>. Acesso em: 05 de mai. de 2021.

ZU, Zi Yue. et al. Doença por coronavírus 2019 (COVID-19): uma perspectiva da China. Radiology, 2020. Disponível em: <https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/radiol.2020200490>. Acesso em: 07 de mai. 2021.

VITTO, Blog. História do Delivery: uma prática antiga com novo visual. São Paulo, 2016. Disponível em: <https://blog.sistemavitto.com.br/historia-do-delivery-no-mundo/>. Acesso em: 10 de mai. de 2021.

ROSA, João Roberto Conceição. MARKETPLACE NO BRASIL: DESAFIOS, VANTAGENS E TENDÊNCIAS DESTE MODELO DE NEGÓCIO PARA EMPRESAS VAREJISTAS. São Paulo: Faculdade FIA de Administração e Negócios, 2019. Disponível em: <https://fia.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Jo%C3%A3o-Roberto-Concei%C3%A7%C3%A3o-Rosa_Vers%C3%A3o-Final_MPROF4.pdf>.Acesso em: 10 de mai. de 2021.

OLIVEIRA, Diego Pereira. et al. E-commerce versus Marketplace. Minas Gerais, 2018. Disponível em: <http://200.131.5.234/ojs/index.php/anaisviiisimposio/article/viewFile/105/84>. Acesso em: 15 de mai. de 2021.

FRANCO, Renata. et al. Tornando a experiência de compra mais efetiva: uma análise sobre a estratégia de Marketplace. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2018/paper/view/6815/1835>

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

MANOEL DA SILVA, Evandro; DOS SANTOS ANDRADE, Gabriel; ILLES DA SILVA, Luan; HENRIQUE LIXANDRÃO FERNANDO, Paulo. SERVIÇOS DE DELIVERY: dificuldades e crescimento durante a pandemia de Covid-19, comparando os serviços das empresas de marketplace. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 99–111, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.195. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/195. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Engineering, Technologies and Management. Technologies Traduções de technology S