PRÁTICAS DE INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SISTEMAS FOTOVOLTÁICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v15i1.279

Palavras-chave:

: Sistemas fotovoltaicos. Eficiência energética. Prevenção. Práticas de manutenção. Sustentabilidade.

Resumo

A adoção de práticas de inspeção e manutenção preventiva são importantes para a garantia da eficiência energética e a durabilidade dos sistemas fotovoltaicos. Este artigo tem o propósito de apresentar algumas práticas preventivas em manutenção de sistemas fotovoltaicos, aplicadas pelos autores, na operacionalização da inspeção e manutenção destes sistemas, as quais são técnicas e métodos descritos e apoiados pela literatura citada no presente artigo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, além da escolha das práticas de manutenção mais usualmente empregadas pelos autores. Os resultados indicam que a inspeção e manutenção preventivas são fundamentais para garantir a eficiência e a confiabilidade do sistema e que as práticas mais eficazes incluem a limpeza regular dos painéis solares, inspeção e aperto das conexões elétricas e verificação do estado geral dos equipamentos. Por fim, a literatura citada no presente trabalho demonstra que a regular realização de inspeção e manutenção preventivas em sistemas fotovoltaicos pode contribuir para a eficiência na geração da energia elétrica, contribuindo também para o alcance das metas e seus indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), especialmente o ODS 7 (Energia limpa e acessível) e ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. J. N. DE; ABRANTES, A. C. T. G. A busca pela eficiência dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede: uma análise sobre os principais fatores de perda, soluções e inovações. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, n. 22, p. 1-15, 2019.

ARAÚJO, M. V. M.; SILVA, L. A. A.; ARAÚJO, M. C. B. Aplicação do FMEA como suporte para a gestão da manutenção de placas fotovoltaicas. In: XXXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. “Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações”. Santos, São Paulo, Brasil, 15 a 18 de outubro de 2019.

COSTA, A. L. C.; HIRASHIMA, S. Q. S.; FERREIRA, R. V. Operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos conectados à rede: inspeção termográfica e limpeza de módulos FV. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 21, n.4, p. 201-220, 2021.

MENDES, B. E. S. Projeto e implantação de sistema de arrefecimento para melhoria da eficiência energética de um sistema de geração fotovoltaica com supervisão online. 2020. Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2020.

MORAIS, F. E. N.; LUNA, J. D. F. O.; SILVA, L. S. V. Análise da melhoria de geração de energia em um sistema solar fotovoltaico em porto velho mediante a limpeza periódica. In: IX Congresso Brasileiro de Energia Solar. Florianópolis, 23 a 27 de maio de 2022.

NASCIMENTO, L. R.; RÜTHER, RICARDO. A avaliação de longo prazo de um sistema fotovoltaico integrado à edificação urbana e conectado à rede elétrica pública. Revista Brasileira de Energia Solar, 5(1), 73-81. 2014.

SOUZA, W. A. DE; SOUZA, R. C. R.; MINORI, A. M. Boas práticas de manutenção preventiva em sistemas fotovoltaicos. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 8, p. 12779-12791, 2019.

TRISTÃO, J. L. Inspeção e manutenção das estruturas de fixação de módulos fotovoltaicos. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas. Varginha (MG). 2021.

SANTOS, A.; POSSER, L. S.; GARCIA, S. B. Aspectos de manutenção e análise de desempenho de um sistema fotovoltaico on-grid. In: VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar - CBENS, 2020, Fortaleza (CE).

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

CORREA, Rafael Santos; NASCIMENTO, José Fernando Silva do; NEVES, Fernando Frachone. PRÁTICAS DE INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SISTEMAS FOTOVOLTÁICOS. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e1514, 2023. DOI: 10.52138/citec.v15i1.279. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/279. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharias, Tecnologias e Gestão.