COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: desafios da comunicação para a melhoria da produção

Autores

  • Edmar Lucas Leone
  • Tamiris Francielle Borges FATEC- Sertãozinho
  • Willyam Silva dos Santos FATEC- Sertãozinho

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v16i1.354

Palavras-chave:

comunicação; empresa; desafios; produção.

Resumo

O objetivo deste estudo é entender os desafios da comunicação corporativa e como eles impactam a produção. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Foram feitas pesquisas nas bases de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e utilizados como critério de inclusão, artigos que versassem acerca da temática, no período de 2018 a 2023. Os resultados mostraram que a comunicação empresarial eficaz é essencial para alinhar os objetivos da organização com as ações dos seus membros. Desafios na comunicação podem criar barreiras invisíveis que fragmentam a unidade organizacional, levando a uma deterioração do comprometimento e do desempenho. Com base na revisão da literatura e na análise dos desafios da comunicação empresarial, conclui-se que a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer organização. A falta de comunicação clara e consistente pode levar a erros de produção, um ambiente de trabalho tóxico, atrasos e resistência à mudança. Portanto, as empresas devem investir em estratégias de comunicação eficazes para superar esses desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABELHA, E. D; VASCONCELOS, A. M; SILVA, F. Q. Gestão da comunicação nas organizações: uma análise da produção científica no período de 2012 a 2021. Desafio Online, Campo Grande, v.11, n.1, jan./abr. 2023.

BASTOS, R. M. A comunicação entre os setores de uma empresa como principal ferramenta da qualidade na produção enxuta. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

MALTA, L. G; SILVA, G. V; PINTO, R. T; FIGUEIREDO, M. F. A Política de Comunicação como Ferramenta Estratégica de Gestão Empresarial. Anais do Simpósio de Excelência Em Gestão e Tecnologia. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MINUTTI, A. L; MUSSIO, S. C; ANDRADE, T. I. A importância da comunicação em empresas no setor de logística e do agronegócio. XII Fateclog, Mogi Das Cruzes/Sp, 2021.

MONTEIRO, C.; KUHL, M. R.; ANGNES, J. S. O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, n. 1, p. 26–56, jan. 2021.

PIMENTEL, M. D. O.; RODRIGUES, F. C. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. 2. ed. rev. atual. e ampl. Curitiba, Editora Intersaberes, 2018.

PREDIGER, S. A implementação de uma política de comunicação organizacional integrada, estratégica e pública em uma instituição federal de ensino superior: um modelo a partir da experiência da UFSM. Trabalho conclusão de Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria, RS, 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

LUCAS, Edmar; BORGES, Tamíris; SILVA, Willyam. COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: desafios da comunicação para a melhoria da produção. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e16113, 2024. DOI: 10.52138/citec.v16i1.354. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/354. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Gestão Empresarial.