ANÁLISE SEMIÓTICA DO FILME TITANIC: uma jornada emocional através dos signos e símbolos
An Emotional Journey Through Signs and Symbols
DOI:
https://doi.org/10.52138/citec.v17i01.413Palavras-chave:
cinema; semiótica; ciência; interacionismo; linguagem.Resumo
O filme Titanic, dirigido por James Cameron, foi analisado semioticamente com o objetivo de desvendar os significados profundos e multifacetados presentes em sua narrativa. Utilizando metodologias de análise semiótica, esse estudo examinou cenas selecionadas e tem por objetivos revelar como símbolos, ícones e metáforas visuais são usados para transmitir significados complexos. Por exemplo, a entrada de Rose no Titanic, acompanhada pelo soar da buzina, e a cena final onde ela joga o Coração do Oceano no mar, estão carregadas de simbolismos que remetem à opressão, liberdade, amor e perda. Os resultados indicam que a semiótica oferece uma lente eficaz para compreender a profundidade da obra, revelando mensagens subjacentes sobre amor, classe social, destino e a condição humana.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1964.
BRENNAND, Edna Gusmão de Góes; BRENNAND, Eládio José de Góes. Cognição e redes abertas: a informação interativa como coração dos sistemas inteligentes. Ciência & Cognição. V. 10, P. 54-64. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28152637_Cognicao_e_redes_abertas_a_informacao_interativa_como_coracao_dos_sistemas_inteligentes. Acesso em: 06 jun. 2024
ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1976.
METZ, Christian. O significante imaginário. São Paulo: Perspectiva, 1975.
PEIRCE, Charles Sanders. Sobre a natureza dos signos. Cambridge: Harvard University Press, 1872.
PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Abril de 2009. Disponível em: https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.
RABELO, Thiago da Silva; SANTOS, Lorrayne Caroline dos; BORGES, Rosana Maria Ribeiro. A Análise Fílmica como Metodologia de Comunicação: Uma Reflexão a Partir do Pensamento Complexo. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Goiânia, 2019. Disponível em: /https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2019/resumos/R66-0211-1.pdf Acesso em: 23 mai. 2024.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
______. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson, 2003.
TITANIC. Direção: James Cameron. Produção: James Cameron e John Landau. EUA: Twentieth Century Fox; Paramount Pictures, 1997. 2 DVDs (194 min.), color.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ciência & Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.