THE TRENDSETTERS FOR THE CONSTRUCTION OF FORMATIVE ITINERARIES OF CENTRO PAULA SOUZA´S TECHNOLOGICAL GRADUATION COURSES WITH SOFT SKILLS INSERTED

Authors

  • Diógenes Bosquetti Professor Pós-Doutor em Física Teórica, Gestor Pedagógico Regional da Região de Franca/Barretos/Ribeirão Preto; Professor da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho/SP

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.170

Keywords:

Technological Graduation Courses, Trendsetters, Soft Skills, Employability, Centro Paula Souza

Abstract

The professional world is very complex, diversified, and competitive, requiring increasingly qualified professionals, both in technical and personal skills. In many cases, professionals are hired for presenting good technical qualifications, but dismissed for the absence of socio-emotional and non-cognitive skills. Through this scenario, it is necessary to reformulate the formative itineraries of these courses, with the inclusion of these competencies, without loss in technical quality. This challenge is slow and judicious, going through several stages, until its complete maturation. For this, several factors permeate the process, each having its importance, vision, and knowledge relevant to the process of structuring the pedagogical project of the course. The views should be known and harmonized so that the  pedagogical construction is meaningful and coherent.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGÊNCIA BRASIL. Ministro Defende Educação Profissional Voltada ao Setor Produtivo: Estudo diz que até 2022 automação tirará 75 milhões de empregos. Disponível < https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-11/ministro-defende-educacao-profissional-voltada-ao-setor-produtivo >. Acesso: 15 mar. 2021.

BOSQUETTI, D. A Inserção De Competências Socioemocionais nos Cursos Superiores de Tecnologia: Preparando Tecnólogos para os Desafios do Século XXI. Anais do 6º SEMTEC – Simpósio dos Ensino Médio, Técnico e Tecnológico. pp. 20-26. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo. São Paulo. 2016. Disponível < http://www.simposio.cpscetec.com.br/anais/anais6semtec.pdf >. Acesso: 13 mar 2021.

BRAGANÇA, M. Um Olhar Sobre o Conceito e Prática da Educação Profissional. Brasil Escola. Educação. 2017. Disponível < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/um-olhar-sobre-conceito-pratica-educacao-profissional.htm >. Acesso: 16 mar 2021.

BRASIL. Decreto no 7.566 de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf >. Acesso: 14 mar 2021.

______. Lei Federal no 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Disponível < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L3552.htm >. Acesso em: 15 mar.2021.

______. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação e Cultural (MEC). Brasília. 1996. Disponível < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf >. Acesso: 15 mar 2021.

______. Lei Federal nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Brasília. 2008. Disponível < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm#art3 >. Acesso: 17 mar 2021.

______. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 3ª Edição. Ministério de Educação e Cultura (MEC). Brasília. 2016. Disponível <http://portal.mec.gov.br/catalogos-nacionais-de-cursos-superiores-de-tecnologia>. Acesso: 17 mar 2021.

______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2ª Edição Revista. Ministério da Educação e Cultura (MEC). 2016(b). Disponível < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/relatorios-analiticos/bncc-2versao.revista.pdf >. Acesso: 19 mar 2021.

______. Parecer CNE/CP nº 7/2020: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação (MEC). Brasília, 2020. Disponível < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/151591-pcp007-20/file >. Acesso: 19 mar 2021.

______. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Brasília. Brasil, 2021. Disponível < https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 >. Acesso: 18 mar 2021.

CPS. Deliberação CEETEPS 12, de 14-12-2009. Aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” - CEETEPS. São Paulo. São Paulo, 2009. Disponível < https://www.fatecmm.edu.br/arquivos/Regulamento_ Cursos.pdf >. Acesso: 13 mar 2021.

______. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Logística - Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO. Reestruturado 2011. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo. São Paulo. 2011. Disponível < http://www.fatecmaua.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Matriz-Curricular-Logistica.pdf >. Acesso: 13 mar 2021.

______. Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Versão 4. São Paulo. 2012(a). Disponível < http://www.fatecbt.edu.br/fatec/wp-content/uploads/2019/07/ Projeto-Pedagogico-de-Gestao-Empresarial.pdf >. Acesso: 13 mar 2021.

______. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial: Fatec Assis, Ipiranga e Itaquaquecetuba - Reestruturado no 2º sem/2012. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo. São Paulo. 2012(b). Disponível < http://www.fatecassis.edu.br/wp-content/uploads/2016/08/PPC-Projeto-pedagógico-Curso-Gestão-Comercial-CPS.pdf >. Acesso: 12 mar 2021.

______. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade - Fatec Lins. Versão 4.0. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo. São Paulo, 2019(a). Disponível < http://lab.fateclins.edu.br/v4.0/arquivos/gestaoQualidade/ projeto.pdf >. Acesso: 13 mar 2021.

______. Missão, Visão, Valores, Objetivos e Diretrizes. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo. São Paulo, 2020 (Última Atualização). Disponível < https://www.cps.sp.gov.br/missao-visao-objetivos-e-diretrizes/ >. Acesso: 16 mar 2021.

______. Cursos oferecidos pelas Fatecs. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). Fatec. São Paulo. 2021 (Última Atualização). Disponível < https://www.cps.sp.gov.br/cursos-oferecidos-pelas-fatecs/ >. Acesso: 13 mar 2021.

DIÁRIO ESCOLA. Entenda as 10 Competências Socioemocionais da BNCC. Blog. Gestão Escolar. Legislação Escolar. 2018. Disponível < https://diarioescola.com.br/10-competencias-da-bncc/ >. Acesso: 19 mar 2021.

DIGITAL HOUSE. Conheça as soft skills mais procuradas do mercado e como desenvolver cada uma delas. #Carreira. Blog. 2020. Disponível < https://www.digitalhouse.com/br/blog/como-desenvolver-soft-skills >. Acesso: 16 mar 2021.

EXAME. 10 competências de que todo profissional vai precisar até 2020. Carreira. 2019. Disponível < https://exame.com/carreira/10-competencias-que-todo-professional-vai-precisar-ate-2020/ >. Acesso: 13 mar 2021.

______. O que são talentos híbridos (as famosas soft skills) que empresas buscam? Carreira. 2020. Disponível < https://exame.com/carreira/o-que-sao-talentos-hibridos-as-famosas-soft-skills-que-empresas-buscam/ >. Acesso: 13 mar 2021.

FATEC MAUÁ. PIL – Projeto Integrador do Curso de Logística: Manual de Procedimentos Operacionais do 5º Semestre. Faculdade de Tecnologia de Mauá. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Mauá. São Paulo. 2015. Disponível < http://www.fatecmaua.com.br/wp-content/uploads/2015/03/PIL-Manual-de-Procedimentos-Operacionais-versao-Quinto-semestre.pdf >. Acesso: 17 mar 2021.

FATEC SERTÃOZINHO. Manual do Projeto Interdisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Sertãozinho. São Paulo. 2020. Disponível < https://www.fatecsertaozinho.edu.br/admin/ public/img/manual-projeto-interdisciplinar-pi-2020-7418501614.pdf >. Acesso: 17 mar 2021.

FENELON, D. História Social da Criança Abandonada. Resenha. Anos 90. Porto Alegre, 1999. Disponível: < file:///C:/Users/Extra/Downloads/6549-20481-2-PB.pdf >. Acesso: 14 mar 2021.

FLUENGLISH. Recursos Humanos: o que são soft skills e hard skills? Recursos Humanos. Blog. 2019. Disponível < https://blog.fluenglish.com.br/recursos-humanos-o-que-sao-soft-skills-e-hard-skills/ >. Acesso: 19 mar 2021.

FIPP - FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Educar para as competências do século 21. Comunicado de Imprensa. São Paulo. São Paulo, 2014. Disponível < https://ptdocz.com/doc/104736/nota-de-imprensa---educa%C3%A7%C3%A3o-para-o-s%C3%A9culo-21>. Acesso: 13 mar 2021.

FUNDAÇÃO PORVIR. Competências Socioemocionais. 2014. Disponível: < https://socioemocionais.porvir.org >. Acesso: 14 mar 2021.

FUTEMA, F. Hora das soft skills: as habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho. Equipe 6 Minutos. São Paulo. 2020. Disponível < https://6minutos.uol.com.br/carreira/soft-skills-as-habilidades-comportamentais-mais-valorizadas-no-mercado-de-trabalho/ >. Acesso: 15 mar. 2021.

G1 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. Economia. Concursos e Emprego. 2018. Disponível: < https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2018/09/18/9-em-cada-10-profissionais-sao-contratados-pelo-perfil-tecnico-e-demitidos-pelo-comportamental.ghtml >. Acesso: 15 mar 2021.

GARCIA, A.C.; DORSA, A.C.; OLIVEIRA, E.M.; CASTILHO, M.A.; Educação Profissional no Brasil: Origem e Trajetória. Revista Vozes dos Vales. nº 13. Ano VII. Minas Gerais. 2018. Disponível: < http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/ 05/Edilene1502.pdf >. Acesso: 15 mar 2021.

GELPB - GLOBAL EDUCATION LEADERS´ PROGRAM BRASIL. Habilidades Socioemocionais: Questões Conceituais e Práticas. São Paulo. São Paulo. 2015. Disponível <http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/GELP/HABILIDADES-SOCIO EMOCIONAIS-QUEST%C3%95ES-CONCEITUAIS-E-PR%C3%81TICAS.pdf>. Acesso: 17 mar 2021.

HELALI, D.H.; ROCHA, M. O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 139-154, 2011. Disponível <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-3951201100010 0009&lng=en&nrm=iso>. Acesso: 19 mar 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-3951201 1000100009.

IAS - INSTITUTO AYRTON SENNA. Guia BNCC: Construindo um Currículo de Educação Integral. São Paulo. São Paulo, 2017. Disponível < https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC.html >. Acesso: 17 mar 2021.

INSTITUTO BARONEZA DE REZENDE. Educação Humanista: O que é? Como funciona? Quais são as vantagens? Blog. Piracicaba. São Paulo. 2019. Disponível < http://www.baronezaderezende.com/2019/05/10/educacao-humanista-o-que-e-como-funciona-quais-sao-asvantagens/#:~:text=A%20Educação%20Humanista%20tem%20como,as %20relações% 20humanas%20em%20harmonia >. Acesso: 14 mar 2021.

LINKED IN. 2020 Global Talent Trends. Linked In Talent Solutions. 2020. Disponível < https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions/resources/pdfs/ linkedin-2020-global-talent-trends-report.pdf >. Acesso: 16 mar 2021.

MOURA, D.H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Ano 23, V. 2, 2007. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2007.11. Disponível < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110 >. Acesso: 14 mar 2021.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível <https://nacoesunidas.org/pos2015/ agenda2030/>. Acesso: 17 mar 2021.

POPKEWITZ, T.S. Reforma Educacional: uma Política Sociológica – Poder e Conhecimento em Educação. Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1997. Ed. Artes Médicas. ISBN 8573072202, 9788573072204.

REVISTA EDUCAÇÃO. Entenda as 10 competências gerais da BNCC. Revista Educação. Edição 252. Ed. Segmento. 2018. Disponível < https://revistaeducacao.com.br/2018/ 10/05/bncc-competenciasgerais/ >. Acesso: 19 mar 2021.

ROCHA, A. A Falta De Soft Skills Pode Te Levar A Demissão? !Skill. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. SP. Disponível < https://iskill.com.br/a-falta-de-soft-skills-pode-te-levar-a-demissao/ >. Acesso: 13 mar 2021.

RHPORTAL. As Grandes Empresas Demitem Por Problemas Comportamentais. Carreira e Negócios. Artigos. 2015. Disponível < https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/as-grandes-empresas-demitem-por-problemas-comportamentais/ >. Acesso: 14 mar 2021.

RIBEIRO, M. Para onde vai o trabalho e a educação profissional? Webinar promovido pelo Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (FEPESP). 23 de novembro de 2020. Disponível: < https://www.youtube.com/watch?v=W62s0PbGJRM >. Acesso: 16 mar 2021.

SACRISTÁN, J.G. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. Ed. Artmed. 3ª Ed. Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018. ISBN-10 8584290958. ISBN-13 978-8584290956.

SANTOS, D. Educação profissional: Crise e Precarização. Editora Lutas Anticapital. Marília. São Paulo. 2019. ISBN 978-85-53104-30-7.

SAVIANI, D. A Nova Lei da Educação: Trajetória, Limites e Perspectivas. Coleção Educação Contemporânea. Educação Contemporânea. Campinas, SP. 1997. Editora Autores Associados. ISBN8585701455, 9788585701451.

Published

2021-12-20

How to Cite

BOSQUETTI, Diógenes. THE TRENDSETTERS FOR THE CONSTRUCTION OF FORMATIVE ITINERARIES OF CENTRO PAULA SOUZA´S TECHNOLOGICAL GRADUATION COURSES WITH SOFT SKILLS INSERTED. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 32–55, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.170. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/170. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Ingeniería, Tecnologías y Gestión.