CONTROLES AUTOMÁTICOS APLICADOS À FABRICAÇÃO DO AÇÚCAR CRISTAL: LEVANTAMENTO DO ESTADO DA ARTE
Palabras clave:
Automação, Indústria de açúcar, Controladores lógicos, Sensores, Conversores, AtuadoresResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte da automação na fabricação do açúcar cristal no nível do chão de fábrica (nível das máquinas e dispositivos de fabricação), elucidando a lógica de funcionamento dos principais controles aplicados nas etapas sequenciais do processo produtivo, identificando quais os dispositivos utilizados e as tendências futuras para a automação em geral na fabricação sucroenergética. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito especialistas em automação e em processos sucroenergéticos oriundos de onze empresas brasileiras situadas na região sudeste. Conclui-se que, modernamente, a automação da indústria de açúcar está crescentemente baseada na eletrônica digital em substituição à antiga eletrônica analógica. Todos os pontos críticos na fabricação do açúcar, em uma planta sucroenergética, são alvo de controles automatizados. Controlam-se atualmente todas as variáveis importantes junto a cada etapa produtiva por meio dos controladores lógicos programáveis (PLCs) instalados juntamente a sensores, conversores e atuadores. Em termos de automação observam-se algumas tendências principais entre as usinas: 1) a adoção do gerenciamento das plantas por meio dos Centros de Operações Integradas (COIs); 2) a verticalização física e lógica das plantas a partir da conexão do nível de automação com o nível de gestão corporativa; 3) a adoção de softwares de gerenciamento de ativos no monitoramento da condição dos diversos sistemas de controle; 4) a adoção de testes de simulação do sistema de automação como meio para aperfeiçoar os processos e prever falhas operacionais; 5) a adoção soluções em instrumentação wireless, a qual possibilita maior flexibilidade e menores custos de instalação e operação na instrumentação.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE F. M., Processo de fabricação do açúcar. 3ª Ed., Editora Universitária UFPE, 2011.
ABARCA, C. Inovações tecnológicas na agroindústria da cana-de-açúcar no Brasil. 2010. Disponível em: <http://ag20.cnptia.embrapa.br/Repositorio/ENEGEP1999_A0105_000fxgg417302wyiv80soht9h4yxjyhn.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2013.
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thompson, 2006.
BEGA, E. A. Instrumentação industrial. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.
BORSCHIVER, S. Estudo tecnológico para o setor de automação de processos. Escola de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em <http://neitec.com/wp-content/uploads/2011/06/Estudo-Tecnol%C3%B3gico-Para-o-Setor-de-Automa%C3%A7%C3%A3o-de-Processos.pdf> Acesso em: 21 fev. 2013.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 6ª Ed. São Paulo: Makron, 2002.
CHEN, J. C. P.; CHOU, C. Cane Sugar Handbook: A manual for cane sugar manufactures and their chemists.12 Ed. John Wiley & Sons, New York, 1993, 1090p.
GUTIERREZ, R. M. V.; PAN, S. S. K. Complexo eletrônico: automação do controle industrial. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 28, p. 189-232, 2008.
KALLAJIAN, G. C. Implicações da tecnologia digital no trabalho docente de ensino superior. 2012. 147p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, UNIUBE, Uberaba, 2012.
MORESI, E. Metodologia de pesquisa. Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação – Brasília 2003. Disponível em <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodologia_da_pesquisa.pdf > Acesso em: 18 fev/2013.
PAYNE, J.H., Operações Unitárias na Produção de Açúcar de Cana, São Paulo: Nobel, 1989.
PINTO, S. S. Qualificação do trabalho dos operadores de equipamentos automatizados em uma empresa sucroalcooleira paulista. 2000. 221p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSCar, São Carlos, 2000.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.
RODEGHER, A. Análise e observação da implementação de um centro de operações, integradas em uma usina sucroalcooleira. 2011. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Escola de Engenharia Elétrica, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.
TEIXEIRA, P. R. F. Supervisor de instrumentação: fundamentos de controle. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2006. Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/32732415/Fundamentos-de-Controle> Acesso em: 15 fev. 2013.
VALETE – Tecnologia da informação e automação – Revista Controle e Instrumentação - 2008 - Disponível em <http://www.editoravalete.com.br/site_controleinstrumentacao/arquivo/ed_143/cv2.html> Acesso em: 10 fev. 2012.