BENCHMARKING COLABORATIVO COMO INSTRUMENTO DE QUALIDADE NA GESTÃO PEDAGÓGICA REGIONAL NAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA

Autores

  • Diógenes Bosquetti Fatec Sertãozinho/ Gestão Pedagógica Regional – R9
  • Carlos Alberto Bucheroni Fatec Indaiatuba / Gestão Pedagógica Regional – R3 https://orcid.org/0000-0002-0696-1289

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.179

Palavras-chave:

Benchmarking, Qualidade, Gestão Pedagógica Regional, Faculdades de Tecnologia, Centro Paula Souza

Resumo

O crescimento do número de Unidades de Ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS) fez com que o modelo centralizado de gestão das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) da autarquia tivesse de ser revisto. Para se adequar a esse novo cenário, Núcleos Regionais de Administração (NRA) foram criados, cada um respondendo por uma determinada área geográfica do Estado de São Paulo. Em cada NRA, o Gestor Pedagógico Regional intermedia demandas pedagógicas e administrativas entre as Unidades e a Administração Central do CPS. Para garantir a isonomia e qualidade das ações em todas as regionais, foram adotadas ferramentas de gestão da qualidade, destacando-se dentre elas a do Benchmarking. Dentre os tipos mais comuns de Benchmarking, o colaborativo é o mais utilizado, principalmente em relação aos subtipos “grupos de melhores práticas” e “clubes de benchmarking”. A adoção desses procedimentos tem se constituído em um diferencial positivo nas ações tomadas nesse nível de gerência, produzindo a qualidade esperada.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

BOSQUETTI, Diógenes; BUCHERONI, Carlos Alberto. BENCHMARKING COLABORATIVO COMO INSTRUMENTO DE QUALIDADE NA GESTÃO PEDAGÓGICA REGIONAL NAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153–166, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.179. Disponível em: https://publicacoes.fatecjaboticabal.edu.br/citec/article/view/179. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Gestão Empresarial.