VIABILIDADE DO TRANSPORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR
Palavras-chave:
Saccharum officinarum, transporte rodoviário, açúcar e etanolResumo
A evolução do transporte de cana-de-açúcar foi essencial para o crescimento da indústria sucroalcooleira na região Centro Sul do Brasil. Diferentes formas de transporte foram testadas, e nos dias atuais, prevalece o transporte rodoviário através de treminhões e rodotrens. O objetivo deste estudo foi comparar estas duas modalidades de transporte, baseando-se em dados históricos da frota atual de caminhões da Usina Catanduva, em que foram aferidas as diferenças
de rendimentos e custos entre as frotas ao longo dos anos de uso. Observou-se que com o aumento da moagem houve também acréscimo da distância entre a usina e os canaviais, o que proporcionou elevação de despesas com o transporte de cana. Pôde-se notar que de forma geral, os rendimentos da frota de rodotrem são superiores às do treminhão e que a idade da frota provoca perda de rendimentos. Por outro lado, a frota de rodotrem requer maiores despesas com manutenção quando comparado com o treminhão.