DETERMINAÇÃO DAS DIMENSÕES ÓTIMAS DE UM TREM DE POUSO PARA UMA AERONAVE RÁDIO CONTROLADA
Palavras-chave:
otimização determinística, Método dos Elementos Finitos, trem de pouso, materiais compósitosResumo
O evento SAE Aerodesign acontece anualmente em São José dos Campos desde 1999, visando à competição entre aeronaves de pequeno porte construídas por equipes de alunos de graduação em Engenharia das principais Universidades Brasileiras e do Exterior. A aeronave deve apresentar elevada eficiência estrutural e carregar o máximo possível de carga, atendendo as exigências de projeto da competição. Em se tratando dos elementos estruturais componentes da aeronave, destaca-se o trem de pouso que, além das características estruturais, este deve apresentar uma combinação adequada entre fator de amortecimento e mínima deformação sob carregamento máximo. A equipe “Trem Ki Voa” da Universidade Federal de São Del-Rei (UFSJ) desde 2004 visa aprofundar seus esforços na caracterização de seus materiais, buscando a proporção ideal de um compósito híbrido e a implementação de novas metodologias no desenvolvimento estrutural do trem de pouso. Este trabalho tem como objetivo, apresentar o desenvolvimento do projeto do novo trem de pouso juntamente com a metodologia utilizada na seleção e determinação da proporção ótima dos seus materiais constituintes. Esta metodologia é desenvolvida segundo o emprego do Método dos Elementos Finitos aliado a uma técnica de otimização determinística, mostrando-se fundamental para a obtenção de uma estrutura com desempenho mecânico desejável além de facilitar o desenvolvimento de futuros projetos.
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