A BACIA HIDROGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.52138/citec.v14i1.218Palabras clave:
Gerenciamento, Comitês, Meio AmbienteResumen
O objetivo deste artigo é apresentar a importância da articulação entre gestão/educação ambiental e bacia hidrográfica, tornando-se uma estratégia qualificadora da participação e do envolvimento da sociedade no gerenciamento dos recursos naturais. Para tanto, optou-se pela pesquisa documental e bibliográfica, ferramentas metodológicas importantes para alicerçar e sedimentar as discussões apresentadas. Os resultados apontam uma ausência de projetos e incentivos dentro das linhas de fomento dos Comitês de Bacia Hidrográfica por trabalhos com a abordagem: educação ambiental x gestão ambiental x bacia hidrográfica. Por fim, essa articulação tem um papel fundamental enquanto instrumento de gestão pública, e o comitê aparece, sem dúvida, como o melhor espaço de incentivo desse processo de gestão ambiental.
Descargas
Citas
ALVES, N. Formação de professores. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BEHREND, D. M.; COUSIN, C. da S.; GALIAZZI, M. do C. Base Nacional Comum Curricular: o que se mostra de referência à educação ambiental? Ambiente & Educação, v. 23, n.2, p. 74-89, 2018.
BERGMANN, M.; PEDROZO, C. da S. Explorando a bacia hidrográfica na escola: contribuições à educação ambiental. Ciência e Educação, São Paulo, v. 14, p. 537-553, 2008.
BRASIL. Lei Federal nº 6.902 de 27 de abril de 1981. Dispõe sobre a criação de Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6902.htm Acesso em: 17 jan. 2018.
______. Lei Federal nº 9.433 de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Brasília, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9433.htm Acesso em: 17 jan. 2018.
______. Lei Federal nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm Acesso em: 17 jan. 2018.
______. Ministério da Educação e Cultura. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília, 1998.
______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais - Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUSTOS, M. R. L. A Educação Ambiental sob a ótica da gestão de recursos hídricos. 2003. 194f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária, 2003.
CBH-MOGI - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu. Estatuto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu. Disponível em: http://www.sigrh.sp.gov.br/cbhmogi/estatuto. Acesso em: 17 jan. 2018.
COFEHIDRO - CONSELHO DE ORIENTAÇÃO DO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Manual de Procedimentos Operacionais para Investimento. São Paulo: Fundo Estadual de Recursos Hídricos, 2009. Disponível em: http://www.sigrh.sp.gov.br/fehidro/gerais/sigrh/MPOInvestimento221008.pdf. Acesso em: 17 jan. 2018.
DAHLEM, R. B. Educação ambiental para gestão de bacias hidrográficas: a atuação da Itaipu Binacional na Bacia Paraná 3 – Estado do Paraná. 2011. 275f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2011.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003
DIAS, G. F. Elementos para capacitação em Educação Ambiental. Ilhéus: Editus, 1999.
GARJULLI, R. Os recursos hídricos no semiárido. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 38-39. 2003.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 5.ed. Campinas: Papirus, 2003.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. In: Cadernos de pesquisa, n.118, p. 189-205, mar. 2003.
JACOBI, P. Meio Ambiente e Sustentabilidade. In: CEPAM Município do Século XXI. São Paulo, 1999, p.180.
LUCATTO, L. G.; TALAMONI, J. L. B. A Construção coletiva interdisciplinar, no ensino médio, em Educação Ambiental: a microbacia hidrográfica do ribeirão dos Peixes, como tema gerador. Ciência e Educação, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 389-398, 200.
LOPES, M. M. A trajetória do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Mogi Guaçu e suas contribuições para a gestão dos recursos hídricos. 2011. Dissertação (Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – UNIARA, 2011.
LOPES, M. M.; TEIXEIRA, D. A bacia hidrográfica como ferramenta para educação ambiental: contribuições do comitê de bacia hidrográfica CBH-Mogi (SP). In: SANTOS NETO, J. L. dos. (Org.). Um horizonte chamado Educação: Perspectivas e caminhos. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, v. 1, p. 377-397.
MEDINA, N. M. Antecedentes Históricos: conferências internacionais. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Educação ambiental – curso básico a distância. Documentos e Legislação da Educação Ambiental. 2.ed. Brasília: MMA, 2001.
MESQUITA, A. P.; MENDES, E. P. P.. Geografia e educação ambiental: a bacia hidrográfica do ribeirão pirapitinga no município de catalão como referência à realidade vivida. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos - ENG, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos - Crise, práxis e autonomia: espaços de resistências e de esperança - Espaço de diálogos e práticas, 2010.
OLIVEIRA, H. T. Potencialidades do uso educativo do conceito de bacia hidrográfica em programas de educação ambiental. In: SCHIAVETTI, A.; CAMARGO, A. F. M. (Orgs.). Conceitos de bacias hidrográficas: teorias e aplicações. Ilhéus: Editus, 2002. p. 125-38.
PAULA JUNIOR, F.; MODAELLI, S. (Orgs.) Política de águas e Educação Ambiental: processos dialógicos e formativos em planejamento e gestão de recursos hídricos / Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano. Brasília: MMA, 2011.
ROSA, M. A.; ANGELO, C. Educação ambiental: escola e bacia hidrográfica. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Unidade de Caxias do Sul, 2012.
SAITO, C. H. As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos: subsídios para políticas de estado. Ambient. Soc. São Paulo, v.14, n.1, p. 213-227, jan./jun. 2011
SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Plano Estadual de Recursos Hídricos: 2004/2007 Resumo. São Paulo: DAEE, 2006.
SÃO PAULO (Estado). Lei nº 16.337, de 14 de dezembro de 2016. Dispõe sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos - PERH e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16337-14.12.2016.html. Acesso em: 17 jan. 2018.
TREVISOL, J. V.; FILIPINI, G. T. R.; BARATIERI, R. C. S. A educação ambiental em Bacias Hidrográficas: uma experiência nas escolas públicas do Rio do Peixe SC. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. Especial, p. 139-155, 2010.
ZAKRZEVSKI, S. B. Cenário da Trajetória da Educação Ambiental. In: ZAKRZEVSKI, S. B. A educação ambiental na escola: abordagens conceituais. Erechim-RS: Edifapes, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ciência & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.