MOENDA SUCROALCOOLEIRA: em 3D no Minecraft
DOI:
https://doi.org/10.52138/citec.v16i1.341Palabras clave:
minecraft; educação; moenda sucroalcooleira; tecnologias educacionais; jogos digitais.Resumen
A moenda sucroalcooleira é um equipamento essencial no processo de extração do caldo da cana-de-açúcar para a produção de etanol. Composta por rolos compressores que aplicam pressão sobre os colmos da cana, a moenda desempenha um papel crucial na liberação do caldo que será posteriormente processado em etanol. Saber como funciona este equipamento essencial para a produção de biocombustíveis é imprescindível dentro do curso de Biocombustíveis e contribui significativamente para a formação de profissionais capacitados para atuar na indústria sucroalcooleira e em outras áreas relacionadas à produção de energia sustentável. A incorporação de tecnologias digitais no processo educacional tem se mostrado uma abordagem eficaz para engajar os alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Entre essas tecnologias, os jogos digitais destacam-se por sua capacidade de criar ambientes de aprendizagem interativos e motivadores. Neste contexto, o uso do Minecraft como ferramenta educacional tem ganhado destaque devido ao seu potencial para simular processos industriais e promover a aprendizagem de maneira lúdica e prática. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma maquete de uma moenda sucroalcooleira utilizando o jogo Minecraft. O objetivo principal foi analisar a viabilidade e eficácia do uso deste ambiente virtual como plataforma de ensino, no contexto acadêmico. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos digitais na educação e a aplicação do Minecraft em atividades pedagógicas. Em seguida, foram detalhados os materiais e métodos utilizados na criação da maquete, incluindo a seleção de blocos, a modelagem 3D e a integração de mecanismos de funcionamento da moenda. Os resultados mostraram que o uso do Minecraft como ferramenta educacional permitiu uma maior interação dos alunos com os conceitos de engenharia de processos e biocombustíveis. Conclui-se que essa abordagem pode contribuir significativamente para o ensino de disciplinas técnicas, estimulando o interesse dos estudantes e facilitando a compreensão de conteúdos complexos.
Descargas
Citas
CARVALHEIRA, Mara Andreia da Silva. O sector sucroalcooleiro do Brasil: estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Alimentar - Tecnologia dos Produtos Vegetais). Instituto Superior de Agronomia. Universidade de Lisboa. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/1962. Acesso em: 01 fev. 2023.
ALBERNAZ, Flávio Barbosa de; SILVA, Luiz Gustavo Martins da; ALBERNAZ, Vinicius Barbosa de. Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, v. 1, n. 01, p. 91-109, 2023.
FELIX, Arnold; GABRIELLA, Monique; SILVIO, Fernando. Ensinando e aprendendo química em um metaverso minecraft: formação de professores e sequências didáticas. Anais do seminário de jogos eletrônicos, educação e comunicação, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/sjec/article/view/19692. Acesso em: 15 abr. 2024.
KULL, Fábio CésarErica Tais Souza et al. Tecnologia De Inovação Minecraft Education Edition: Uma Nova Metodologia De Ensino. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 7, p. 123-129, 2023.
RODRIGUES, Vitória Caroline; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; DE OLIVEIRA, Luciano Denardin. Química em Minecraft: Análise do conteúdo didático “As Propriedades da Matéria”. Anais dos encontros de debates sobre o ensino de química-ISSN 2318-8316, n. 42, 2023.
VENÂNCIO, Ludmila Salomão; MAIA, Tatiane Letícia; MAIA, Viviane Milena. A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Arquivo Brasileiro de Educação, v. 11, n. 20, p. 324-343, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ciência & Tecnologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.