O IMPACTO DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NA COMUNICAÇÃO DO MARKETING
DOI:
https://doi.org/10.52138/citec.v17i01.411Palabras clave:
inteligência artificial; campanha de marketing; tecnologia.Resumen
Este artigo tem o objetivo de analisar o impacto das IAs na comunicação de marketing, explorando seus benefícios e desafios, as tendências para o futuro e as implicações para profissionais e empresas. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa da literatura sobre o tema abordado e na realização de um experimento utilizando as IAs para o desenvolvimento de uma campanha de marketing, desde seu planejamento até a criação de peças criativas de comunicação. Com base em todo o desenvolvimento estrutural do projeto exemplo, o resultado obtido foi abaixo do esperado. Mesmo assim, não se deve descartar as possibilidades que essa tecnologia oferece aos profissionais de marketing, seja na redução de tempo de tarefas repetitivas, ou ainda como auxílio na rotina diária cada vez mais urgente e dinâmica.
Descargas
Citas
CHEN, H.; CHAN-OLMSTED, S.; KIM, J., SANABRIA, I. M. Consumers’ perception on artificial intelligence applications in marketing communication. Qualitative Market Research, v.25 n.1., 2021 Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/QMR-03-2021-0040/full/html/ Acesso em: 22 mar. 2024.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I.. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017
MICROSOFT. Microsoft e LinkedIn divulgam o Índice de Tendências de Trabalho 2024 sobre o uso da IA no Brasil e no Mundo. Microsoft, 2024. Disponível em: https://news.microsoft.com/source/latam/features/noticias-da-microsoft/microsoft-e-linkedin-divulgam-o-indice-de-tendencias-de-trabalho-2024-sobre-o-uso-da-ia-no-brasil-e-no-mundo/?lang=pt-br Acesso em: 12 mai. 2024.
NILSSON, N. J. Artificial Intelligence: a new synthesis. 1. ed. Morgan Kaufmann Publishers, 1998.
RAO, D.. Inovação responsável na era da IA generativa. Adobe, 2024. Disponível em: https://www.adobe.com/br/ai/overview/ethics.html Acesso em: 18 abr. 2024.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 4. ed. Pearson, 2022.
SCOTT, K.; SHAW, G.. O futuro da inteligência artificial: de ameaça a recurso.
Trad. André Fontenelle. 1. ed. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ciência & Tecnologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.