BENCHMARKING COLABORATIVO COMO INSTRUMENTO DE QUALIDADE NA GESTÃO PEDAGÓGICA REGIONAL NAS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA
DOI:
https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.179Palabras clave:
Benchmarking, Qualidade, Gestão Pedagógica Regional, Faculdades de Tecnologia, Centro Paula SouzaResumen
O crescimento do número de Unidades de Ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS) fez com que o modelo centralizado de gestão das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) da autarquia tivesse de ser revisto. Para se adequar a esse novo cenário, Núcleos Regionais de Administração (NRA) foram criados, cada um respondendo por uma determinada área geográfica do Estado de São Paulo. Em cada NRA, o Gestor Pedagógico Regional intermedia demandas pedagógicas e administrativas entre as Unidades e a Administração Central do CPS. Para garantir a isonomia e qualidade das ações em todas as regionais, foram adotadas ferramentas de gestão da qualidade, destacando-se dentre elas a do Benchmarking. Dentre os tipos mais comuns de Benchmarking, o colaborativo é o mais utilizado, principalmente em relação aos subtipos “grupos de melhores práticas” e “clubes de benchmarking”. A adoção desses procedimentos tem se constituído em um diferencial positivo nas ações tomadas nesse nível de gerência, produzindo a qualidade esperada.
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